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Para mascarar fracasso, Facebook testa fantasmas em modo Stories

Por Redação | 05 de Abril de 2017 às 11h35
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O Facebook até que tentou, mas parece que a sua mais recente tentativa de replicar as funções do Snapchat não conseguiu conquistar nada além do que algumas piadas em redes sociais e um fiasco retumbante. Afinal, pouco tempo depois de anunciar a chegada do modo Stories à sua plataforma, tudo o que os usuários viram foi uma nova ferramenta que absolutamente ninguém usa. E a empresa já está testando uma forma de reverter essa situação negativa — ou, pelo menos, fingir que as coisas não estão tão ruins assim.

Na tentativa de incentivar as pessoas que preferem usar as histórias do Instagram, ou mesmo do Snapchat, a usarem o recurso no Facebook, a empresa vai colocar mais ícones na área das histórias que atualmente se encontra vazia. São pequenos ícones apagados, como fantasmas, que vão ficar ali para lembrá-lo de que aquele ponto deveria estar ocupado e que você pode mudar isso. A ideia é encorajar as pessoas ao mesmo tempo em que mascara o fracasso que está sendo o Stories.

Os contatos exibidos serão de pessoas com quem você mais interage na rede social. Seja amigos, namorado(a) ou familiares, a lógica é que, se você conversa e compartilha muitas coisas com aquela pessoa, talvez queira dividir algumas de suas histórias também. O curioso é que o ícone vai ser exibido independentemente do fato de a pessoa ter ou não usado o recurso anteriormente. E, se você tocar nas fotos dessas pessoas, vai receber uma mensagem informando que ela ainda não dividiu nada com você.

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Essa nova forma de visualização ainda está em fase de testes e não está disponível para todo mundo, mas um bom número de usuários já relatou ter percebido a mudança na interface. Nada que tenha feito com que elas fizessem uso da função, mas o suficiente para cumprir o objetivo básico de informar as pessoas de que é possível usar o Stories por ali.

Como muito bem pontuou o site The Verge, há uma fina ironia nessa novidade. Ao mesmo tempo em que tenta dar volume a algo que nasceu vazio, o próprio Facebook coloca fantasmas para ocupar a função que ninguém usa. Isso serve apenas para reforçar a ideia de que as pessoas não estão interessadas em algo que a companhia vem incessantemente replicando de outro serviço. A estratégia pode até ter funcionado com o Instagram, mas repeti-la no Facebook e até mesmo no WhatsApp não teve o mesmo efeito e o que vemos hoje é apenas uma tentativa de fingir que as coisas não deram tão errado assim.

Fonte: The Verge

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