Para evitar treta, Instagram vai começar a borrar "conteúdos sensíveis"

Por Redação | 23 de Março de 2017 às 12h26

Todo mundo sempre torce o nariz para o Instagram quando a rede social apaga uma foto ou vídeo considerado "sensível", não dando qualquer chance de retratação ao usuário. Essa política de "ou é 8 ou 80", contudo, parece estar com os dias contados.

Em uma publicação em seu blog nesta quinta-feira (23), o aplicativo revelou que em breve vai começar a borrar fotos e vídeos que contêm conteúdo "sensível". E como exatamente isso será feito? Ao receber denúncias de que um conteúdo está em desacordo com as regras da rede social, a equipe de moderação do Instagram definirá se realmente se trata de um caso de exclusão ou apenas de uma imagem com um teor mais delicado.

Demonstração de como aparecerão fotos e vídeos com conteúdo sensível depois que a novidade for implementada e disponibilizada para o público
Demonstração de como aparecerão fotos e vídeos com conteúdo sensível depois que a novidade for implementada e disponibilizada para o público (Reprodução: Instagram)

No segundo caso, será aplicado um borrão sobre o conteúdo original e um aviso no topo da publicação: "Esta foto contém conteúdo sensível que pode ser ofensivo ou incomodar algumas pessoas". Se mesmo assim o usuário quiser ver o que há ali, terá de tocar em um botão para revelar o conteúdo antes oculto.

Não foi explicado o que exatamente será considerado "conteúdo sensível", mas o Instagram já deixou claro que as publicações não podem violar os termos de conduta e de uso da rede social.

Por fim, a empresa esclareceu que a ideia por trás disso tudo é tornar a plataforma mais segura e saudável. Como tudo isso funcionará na prática, só o tempo dirá. O Instagram não definiu uma data exata para a novidade entrar no ar.

Fonte: Instagram