Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Para congressista, presença de fake news prova que Facebook permitiu manipulação

Por| 31 de Maio de 2019 às 14h37

Link copiado!

Para congressista, presença de fake news prova que Facebook permitiu manipulação
Para congressista, presença de fake news prova que Facebook permitiu manipulação
Tudo sobre Facebook

A congressista americana Nancy Pelosi afirmou não ter dúvidas de que o Facebook propiciou a manipulação russa durante as eleições presidenciais de 2016. A certeza veio depois que a rede social falhou em retirar do ar um vídeo editado e disseminado na plataforma por adversários políticos, que a fazia soar incoerente e retirada afirmações de contexto. A polícia disse ter informado a empresa diversas vezes sobre os casos, mas que o clipe não foi removido.

A acusação veio em um discurso no Commonwealth Club, um dos principais fóruns sobre política pública dos EUA, e arrancou aplausos da plateia. Na visão de Pelosi, quando o Facebook sabe que certas imagens são falsas e mentirosas, mas ainda assim insiste na exibição delas, ele se torna cúmplice e permissivo com a manipulação. Ela disse ter dado o benefício da dúvida à plataforma em relação ao caso russo, mas que, agora, não possui mais dúvidas sobre o assunto.

Além disso, na visão da congressista, a dificuldade em conseguir a remoção de conteúdo falso da rede social dificulta a entrada de gente nova na politica, principalmente do gênero feminino e representantes de minorias. Para ela, ninguém quer ser alvo de ataques constantes por causa de seu alinhamento e a permissividade das redes sociais em manter fake news no ar faz com que as barreiras sejam cada vez maiores nesse caso.

Continua após a publicidade

Citando diretamente o próprio caso, Pelosi acusou o Partido Republicano de ser o responsável pela manipulação de um vídeo que chegou a ser replicado até mesmo pelo presidente Donald Trump. Nas imagens, cuja velocidade foi reduzida, ela parece estar se enrolando com as palavras e ter dificuldade em se comunicar.

O Facebook não se pronunciou diretamente sobre as afirmações da congressista. Entretanto, a NetChoice, organização que representa os direitos do setor americano de e-commerce e também tem a rede social entre seus membros, disse que os ataques hiperbólicos a plataformas online não resolverão os problemas delas. De acordo com a associação, os investimentos na luta contra a manipulação são óbvios e o foco sempre está em impedir que tecnologias sejam usadas para interferir na política.

Fonte: Reuters