Página do Facebook promove emagrecimento de mulheres plus size com Photoshop

Por Redação | 21 de Agosto de 2015 às 14h50

Uma página no Facebook denominada como Project Harpoon tem causado grande polêmica devido a suas edições de imagens no Photoshop. As fotografias retratam garotas plus size e suas "versões" mais magras afirmando que elas poderiam ser melhores com o corpo mais fino.

As edições realizadas nas imagens revelam um trabalho profissional em que as fotos editadas se parecem bastante reais. Além de mulheres anônimas, várias modelos e artistas estão presentes na página, como Tess Holliday e Ashley Graham.

Na tentativa de justificar a valorização de mulheres magras, a página afirma por meio de uma publicação que "na sociedade atual uma recente onda de tendências pró-obesidade e de aceitação da gordura abriu o caminho para que muitas pessoas renunciem aos exercícios físicos e à saúde pessoal em geral".

Project Harpoon 2

"Esta página tem o objetivo de mostrar que apenas sendo magra uma pessoa é bonita e está bem. Não deve haver vergonha em ser magro", afirma outra publicação. Apesar da polêmica dos trabalhos postados no Facebook, o Project Harpoon autodenomina-se como um "projeto de arte colaborativa aberto a interpretações".

Holliday afirmou em uma entrevista que a página merece ser sabotada. "É abominável que esta página do Facebook esteja usando minha imagem sem minha permissão para promover a si mesma", declarou.

Project Harpoon 3

A controvérsia chega em um momento em que a tendência de aceitação do próprio corpo e a pressão para que a indústria da moda trabalhe mais conceitos plus size têm ficado cada vez mais intensas.

O Facebook não comenta casos individuais, no entanto, a página já foi removida da rede social, provavelmente devido aos apelos de muitos usuários que acharam os trabalhos ofensivos e desrespeitosos.

Fonte: The Next Web, E! News

Fonte: http://thenextweb.com/facebook/2015/08/21/little-dicks-vs-larger-women/