O que motiva as pessoas a compartilhar conteúdo no Facebook?

Por Redação | 23 de Junho de 2016 às 15h00

O recurso de compartilhamento do Facebook é um sucesso. Tanto que um relatório recente da rede social mostrou que o feed de notícias dos usuários possui cada vez mais conteúdos compartilhados de terceiros — como páginas, links e memes — do que coisas escritas ou fotos pessoais postadas pelos seus amigos.

Apesar de este tipo de comportamento não ser muito interessante para os negócios do Facebook, ele pode ser extremamente interessante para o seu negócio. Isso porque esse comportamento expõe as pessoas a novos conteúdos e marcas, permitindo a expansão do alcance de sua mensagem.

No entanto, para tirar melhor proveito disso, é preciso entender como as pessoas pensam e o que elas gostam de compartilhar — e a tarefa não é tão difícil quanto parece. Um estudo nos mostra que, apesar do tipo de conteúdo que os usuários escolhem compartilhar no Facebook variar bastante, as razões que levam ao compartilhamento não são tão diferentes assim.

A agência de marketing de conteúdo Fractl entrevistou 2.000 pessoas para saber mais detalhes sobre os motivos que as levam a compartilhar conteúdo de terceiros — ou seja, clicar no botão de compartilhamento do Facebook na página de outra pessoa ou postar um link de um site em seu mural. Todos que participaram da pesquisa eram usuários da rede social, e 91% compartilhava conteúdo regularmente.

Dentre os dados mais interessantes obtidos pela pesquisa, destaque para o fato de que 48% dos entrevistados disseram compartilhar conteúdo para entreter seus amigos, enquanto 17% compartilha coisas para expressar-se sobre questões que os preocupam. Apenas 11% das pessoas disse preferir compartilhar algo que seja útil.

As mulheres também se mostraram mais propensas ao compartilhamento de conteúdo para provocar uma resposta emocional — alegria, tristeza, raiva — em seus amigos (13%), enquanto os homens se sentem mais motivados a compartilhar conteúdo para convencer seus amigos sobre o seu ponto de vista. Um ponto em comum entre homens e mulheres é que ambos gostam de compartilhar conteúdo para informar seus amigos sobre questões que consideram importantes (52% e 57%, respectivamente).

Já a porcentagem de pessoas que compartilham conteúdo mais do que uma vez por dia é muito baixa (18%). No entanto, aqueles que compartilham quatro vezes por dia ou mais (5%) são 43% menos propensos a evitar controvérsias. Vale destacar ainda que as mulheres (26%) e os baby boomers (19%) são os que tendem a compartilhar conteúdo mais do que uma vez por dia.

Fonte: Fractl