O que faz o botão de foguete no Facebook?

Por Redação | 07 de Abril de 2017 às 09h26

Muitos usuários foram surpreendidos com o surgimento de um novo botão no aplicativo do Facebook para iOS e Android. Sem muito alarde, a empresa adicionou um pequeno foguete em sua interface e ninguém sabe ao certo para que ele serve. Algumas pessoas mais curiosas foram explorar a novidade enquanto outras ficaram receosas de ativar alguma função que não devia. Mas, afinal, para que serve o tal foguete?

Localizado ao lado do botão de feed, o novo ícone leva o usuário para uma nova função dentro da rede social, trazendo uma linha do tempo alternativa somente com mensagens de pessoas desconhecidas. Em um primeiro momento, pode parecer algo realmente inútil — afinal, por que você quer ver algo de alguém que não é seu amigo? —, mas a ideia é realmente fazer com que as pessoas explorem e descubram coisas novas e façam novas amizades.

É mais ou menos o que já existe dentro do Instagram, por exemplo, ou mesmo o Moments do Twitter. Assim, se você já viu todas as novidades que seus amigos têm para contar, pode dar aquela olhada no que outras pessoas estão falando e fazendo. Por enquanto, apenas alguns poucos usuários receberam o novo recurso, que ainda segue em fase de testes. Porém, o simples fato de o foguete ter saído da fase beta já é um sinal de que mais pessoas devem ter acesso à novidade em breve.

Por enquanto, nova opção aparece apenas para alguns usuários

De acordo com o Facebook, esse feed alternativo utiliza um algoritmo que reúne postagens que são populares entre seus contatos além de publicações feitas por pessoas com gostos semelhantes ao seu. Isso significa que a rede social vai cruzar suas preferências com base naquilo que você curte e interage para apresentar outras pessoas que se comportam de maneira semelhante. Como dito, a proposta é abrir caminho para novas amizades.

Outra possibilidade levantada pela empresa é de exibir conteúdo próximo. Usuários que deixam o sistema de localização do smartphone ligado poderão receber publicações de outras pessoas que estejam nas redondezas — algo que o Twitter chegou a oferecer por algum tempo, mas acabou retirando de seu aplicativo.

Segundo a companhia, essa é uma reivindicação antiga dos próprios usuários, que queriam uma forma simplificada de descobrir novos conteúdos. Por outro lado, é difícil imaginar que esse recurso vai ser o suficiente para tirar o público da rede social de suas bolhas de informação, já que esse novo feed ainda vai ser baseado naquilo que você curte e compartilha — ou seja, dificilmente vai aparecer algo que vá de encontro à sua visão política, por exemplo.

De qualquer forma, é uma boa novidade para quem procurava novas formas de consumir conteúdo no Facebook. A empresa confirmou que está fazendo testes e é bem provável que o foguete apareça em seu aplicativo muito em breve.

Via: Mashable