Publicidade

O Orkut "voltou", mas você precisa tomar muito cuidado com isso

Por| 12 de Julho de 2017 às 10h54

Link copiado!

O Orkut "voltou", mas você precisa tomar muito cuidado com isso
O Orkut "voltou", mas você precisa tomar muito cuidado com isso

Uma onda nostálgica tomou conta da internet no início desta semana. E não é para menos, já que um dos maiores ícones dos anos 2000 ressurgiu das cinzas, para a alegria dos usuários mais saudosistas. Sem qualquer tipo de anúncio ou preparação, o Orkut retornou e deixou muita gente empolgada e, ao mesmo tempo, desconfiada.

É claro que essa volta do “pai de todas as redes sociais” — ao menos para os brasileiros — fez com que muita gente corresse para se cadastrar para voltar às clássicas comunidades e interagir com os amigos por meio de scraps e depoimentos que jamais deverão ser aceitos. Só que, ao mesmo tempo, muita gente começou a suspeitar desse retorno inesperado. E não sem razão.

O primeiro ponto é que a Google simplesmente não falou nada sobre isso. Mesmo com o Google+ entregue às moscas, a empresa segue apostando na plataforma e certamente faria algum tipo de anúncio para revelar o retorno do velho Orkut como alternativa de interação. E isso nunca aconteceu.

Continua após a publicidade

Outra suspeita levantada foi a partir do próprio domínio. Ao invés do velho Orkut.com, a nova versão da rede social voltou com Orkut.li, o que dá razão de sobra para que você ficar com os dois pés atrás. Mas qual a verdade por trás desse retorno?

Cuidado onde entra

Se o endereço é a principal causa de desconfiança, ele também é nossa principal pista para descobrir a veracidade ou não desse Orkut. E basta uma rápida pesquisa na plataforma Whois, usada para identificar registros de domínios, para descobrir que a única coisa original no site é o seu layout antigo.

Como a página revela, o dono do site é o paulistano Murillo Fagá. E o mais curioso é que o registro foi feito há mais de uma década, em 4 de agosto de 2006. Na data, o Orkut estava em seu auge e ainda era a rede social mais usada no Brasil. Mas por que ele só voltou a ser visitado agora?

Continua após a publicidade

É difícil dizer com exatidão como ele foi descoberto só agora, 11 anos após a sua criação. No entanto, o ponto é que muita gente tratou essa volta repentina como legítima e se cadastrou sem pensar duas vezes. Muita dessa confiança se deu pelo fato de o site usar um protocolo HTTPS, que supostamente garante mais segurança. O problema é que qualquer pessoa pode criar esse tipo de certificado — o que, no fim, faz com que ele não valha nada.

Me cadastrei, e agora?

A princípio, não há nenhum problema em fazer um cadastro nesse Orkut de araque. Alguns navegadores já bloqueiam o acesso imediato à página por identificá-la como um clássico caso de phishing — o que é a mais pura verdade —, mas isso não vai comprometer a sua segurança. O problema é o que você vai fazer após entrar no site.

Continua após a publicidade

Vários relatos apontam que, após ter concluído o cadastro, o site pede para que você faça uma integração com a sua conta do Facebook. E isso, por si só, é muito estranho, já que estamos falando de plataformas que deveriam ser concorrentes e que não faria o menor sentido integrá-las. Para completar, você nem pode fazer essa integração com sua conta Google, o que é ainda mais ilógico.

Mais do que isso, quando você autoriza essa comunicação, libera uma série de permissões para que o falso Orkut verifique informações pessoais suas.

Por isso, a recomendação é que você não tente integrar suas redes sociais dentro desse Orkut.li. Caso você já tenha feito isso, mude todas as suas senhas, passe um antivírus de confiança e remova as autorizações dadas à farsa em seu Facebook. Também apague cookies, cache e licenças de conteúdo de seu navegador para garantir que nada ficou para trás.