Siga o @canaltech no instagram

O botão de "não curtir" do Facebook não é aquilo que você está pensando

Por Redação | 08 de Outubro de 2015 às 11h37
Tudo sobre

Facebook

Saiba tudo sobre Facebook

Ver mais

Há cerca de um mês, uma notícia divulgada por Mark Zuckerberg pegou muitos usuários do Facebook de surpresa: a rede social trabalha na criação de um botão "não curtir". Esse era um pedido antigo de alguns internautas, mas motivo de preocupação para outros. Afinal, a imagem simples de um polegar para baixo poderia ser uma forma de disseminar o ódio e a discórdia na rede social.

Mas calma, pois a companhia não levará a funcionalidade para esse caminho. Como informa os sites Engadget e TechCrunch, a novidade trata-se da chamada "Reactions" (reações, na tradução livre), uma função que amplia o objetivo do "Curtir" nos conteúdos postados no site.

Basicamente, o Reactions é uma aba embutida no botão "Like". Nela, será exibida uma gama com seis emojis diferentes, além do Curtir, que continuará lá. Essas emoções variam desde "amor", "tristeza" e "raiva" até expressões como "Wow", para demonstrar surpresa; "Yay", para comemorar ou concordar; e "Haha", se o post for engraçado.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
Facebook Reactions

O recurso estará disponível tanto na versão do Facebook para desktops quanto para dispositivos móveis. No caso dos computadores, os usuários verão a aba toda vez que passarem o cursor sobre o botão de Curtir. Enquanto isso, nos tablets e smartphones, a ferramenta será exibida ao clicar sobre o botão, permitindo que o internauta escolha qual emoção quer utilizar no momento da postagem.

Segundo Adam Mosseri, diretor de produto do Facebook, o Reactions será testado primeiro na Espanha e na Irlanda. O executivo afirma que a escolha desses países se deu porque grande parte de seus usuários não possui amigos em outras partes do mundo, pois interagem mais localmente.

Ainda segundo Mosseri, o fato do Facebook incluir os emojis não vai prejudicar as métricas obtidas pelos administradores e editores de páginas na rede social. Cada expressão deverá ser considerada como um Like, com a diferença de que os gerentes das fan pages poderão monitorar ações e gostos mais detalhados sobre como as pessoas respondem emocionalmente às postagens. Assim, marcas poderão bolar estratégias e oferecer conteúdos mais relevantes aos usuários.

"Assim como hoje você conta quantas pessoas gostaram de um post, agora será possível observar quantas pessoas adoraram o post, o acharam surpreendente, ou triste, e por aí vai', explicou.

Facebook Reactions

Ao anunciar o desenvolvimento dos novos botões (sem revelar que eram emojis), Zuckerberg admitiu que embora não desejasse ver o Facebook como uma plataforma de posts positivos e negativos, gostaria de dar aos usuários uma maneira de mostrar suas emoções rapidamente sem precisar comentar em palavras o que estavam sentindo. Para o CEO da rede social, "nem todo momento é um bom momento".

Não há informação de quando o Reactions será liberado para outros locais do globo. Também não há planos de levar o recurso para outros produtos do Facebook, como WhatsApp - que já tem seus emojis - e Instagram.

Fontes: TechCrunch, Engadget

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.