Publicidade

Novo vírus do Facebook marca usuários em vídeo; veja como deletar

Por| 09 de Junho de 2015 às 10h05

Link copiado!

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Tudo sobre Facebook

Mais um vírus está circulando pelo Facebook em forma de vídeo. Muitos usuários repararam a existência dele ao serem marcados, junto com muitos outros, em uma publicação suspeita de algum contato, com um vídeo aleatório.

Bastante conhecido na rede social, esse formato ainda engana muitas pessoas que, curiosas, clicam no link e acabam abrindo espaço para que um malware faça a mesma coisa na sua conta do Facebook – ou seja, publica mensagens em seu nome marcando outros amigos.

O Facebook diz estar ciente deste tipo de vírus e afirma que, na verdade, a praga se trata de uma extensão do navegador. "Estamos bloqueando os links com este golpe, oferecendo opções para limpá-los e buscando outras formas para mensurar e garantir que as pessoas continuem em um ambiente seguro no Facebook", afirmou a rede social através da assessoria de imprensa.

Alguns usuários não sabem exatamente como tirar este vírus do computador e do navegador, então preste atenção no passo a passo abaixo caso você seja uma vítima ou conhece alguém que esteja com o problema.

Continua após a publicidade

Passo 1

No Facebook, vá em "Configurações", em seguida em "Privacidade" e, em "Aplicativos", verifique se há algum aplicativo suspeito que você não lembra de ter dado permissão. Caso encontre, exclua todos clicando no "x" ao lado direito do app.

Passo 2

Continua após a publicidade

Depois de excluir os principais suspeitos, chegou a hora de conferir se o vírus afetou o seu navegador. No Google Chrome, vá no menu "hambúrguer", em seguida em "Configurações" > "Extensões". Assim como no primeiro passo, confira se existe alguma extensão suspeita. Caso exista, remova-as.

No Internet Explorer, vá em "Ferramentas" > "Gerenciar Complementos" > "Barras de ferramentas e extensões". Agora, selecione as extensões suspeitas e clique no botão "Desabilitar" no canto inferior direito.

Continua após a publicidade

Se você é usuário do Firefox, clique no menu hambúrguer, no canto superior direito da tela, e em "Complementos". Agora, vá em "Opções" e remova as extensões suspeitas.

Depois dessa etapa, reinicie o computador.

Passo 3

Continua após a publicidade

Pronto! Agora, com o computador limpo, basta mudar a sua senha e ficar atento para não clicar em qualquer link que aparece na timeline da rede social.