Novo golpe no Facebook for Business usa formulário para roubar dados do usuário

Por Redação | 03.06.2015 às 14:38
photo_camera Reprodução

Um malware estava circulando pelo Facebook, no mês passado, utilizando uma conta falsa, semelhante a um perfil oficial da rede. A intenção era roubar dados importantes dos usuários, como informações de cartão de crédito. A mensagem em questão era enviada pela conta do Facebook Recovery.

Agora, um novo malware foi encontrado na rede social, mas dessa vez está usando membros do Facebook for Business como alvo. A pesquisadora e analista de inteligência do Malwarebytes, Jovi Umawing, afirma que as mensagens usadas pelo malware dizem que a conta será deletada ou banida e, para evitar que isso aconteça, é necessário preencher um formulário. Uma das mensagens possui a URL "b[DOT]tt/dNfzUHBl?Confirmation_identity", que direciona o usuário para uma página do Dropbox.

Malware Facebook Business

A página falsa do Facebook for Business mostra o ícone azul de conta verificada, como é possível ver na imagem acima, com os espaços para preenchimento dos dados. A verdadeira não possui nenhum formulário para ser preenchido.

Malware Facebook Business

Caso ele seja preenchido pela vítima do cibercrime, o usuário que é dono de uma fanpage ou negócio local é redirecionado a uma página de agradecimento pelo contato, afirmando que em breve um email será enviado.

Ainda não se sabe quantas pessoas foram vítimas do golpe, então quem possui uma página, precisa ficar atento.

Fonte: Malwarebytes