Nova rede social do criador do Orkut é lançada no Brasil

Por Redação | 18 de Julho de 2016 às 12h38
photo_camera Reprodução/Hello

Se você sente saudades do Orkut, já pode começar a utilizar seu sucessor espiritual. Algumas semanas antes do que havia sido anunciado originalmente, a Hello, nova rede social de Orkut Buyukkokten, foi lançada no Brasil e passa a funcionar completamente em português a partir desta segunda-feira (18). A plataforma é exclusiva para celulares e tablets com os sistemas Android e iOS.

Definida pelo criador como um sistema focado “no amor, e não nas curtidas”, o Hello tem as “Personas” como seu ponto central. É a partir de interesses – o usuário pode escolher cinco, a partir de uma lista de 100 – que o feed de notícias é organizado, incluindo publicações de amigos ou não, além de posts promovidos, uma tarefa que traz o caráter de monetização necessário para que a rede se mantenha funcionando.

O design, por outro lado, é bastante semelhante ao do Instagram, com grande incentivo para publicações com imagens e uma linha do tempo vertical, apenas com o nome do autor, seu avatar e a postagem logo abaixo. Vem daí, também, a ideia de ser acessível apenas por meio de celulares e tablets, uma vez que o foco no mundo mobile é uma de suas grandes bases.

Fora desse grande diferencial, muito do Hello funciona mais ou menos como o Facebook é hoje. É possível curtir e comentar nos posts exibidos – as publicações também podem ser anônimas, aos moldes do velho Orkut –, mas uma opção de compartilhamento ainda não está disponível. Mensagens privadas também estão presentes, assim como uma opção que mostra quem foram os visitantes recentes de seu perfil.

Um ar de gamificação também está disponível, com ações dentro do Hello – como fazer uma publicação, comentar ou responder a testes de personalidade – garantindo níveis mais altos para o usuário. Isso se traduz em presentes como moedas, o dinheiro virtual usado para promover posts, ou novos emoticons para serem usados em publicações.

Apesar dos elementos de monetização, a inscrição no Hello é gratuita e, agora, está aberta também aos brasileiros, após o lançamento nos Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia e Austrália. Além disso, a rede social permanece funcionando em estágio Beta. Aqui, inclusive, cabe uma anedota, uma vez que o saudoso Orkut nasceu e morreu desta maneira. Fica a expectativa de quando, e se, a novidade será liberada em sua versão final.

Fonte: Hello

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.