Publicidade

Nova rede social Chekmarc aposta em novos aprendizados e saúde mental

Por| 24 de Fevereiro de 2021 às 15h40

Link copiado!

Francisco venancio/Unsplash
Francisco venancio/Unsplash

Já não é de hoje que as redes sociais são negativamente relacionadas com a saúde mental da população. Aqui no Canaltech, inclusive já abordamos essa questão. No entanto, foi justamente pensando nisso que criaram a ChekMarc, uma rede social que traz a proposta de trazer apoio e positividade entre as pessoas.

A plataforma social está disponível para qualquer pessoa com mais de 18 anos e pode ser acessada em mais de 35 idiomas. A ideia é permitir que pessoas em todo o mundo se conectem individualmente de uma maneira mais segura e protegida que reduz o preconceito, o julgamento, o bullying e a negatividade, e proporcionar conexão com um mentor que possa ajudar em determinados objetivos, como melhorar suas habilidades de liderança, encontrar o plano certo para atingir uma meta fitness, até abrir um restaurante ou mesmo escrever o primeiro livro, por exemplo.

A ChekMarc funciona da seguinte maneira: os membros fazem login na plataforma por meio do site e escolhem se desejam atuar como ‘Exploradores’ (que desejam alcançar um objetivo na vida, obter conhecimento ou se envolver com um especialista ou mentor) ou ‘Catalisadores’. (que desejam compartilhar seus conhecimentos e experiências para causar um impacto positivo na vida de outras pessoas). No entanto, no fim das contas, os membros podem se enquadrar nas duas categorias, se assim desejarem.

Continua após a publicidade

Além disso, os membros podem optar por manter sua identidade privada, até que decidam se conectar com alguém, e podem expressar livre e publicamente seus objetivos ou aspirações em um esforço para encontrar um membro da comunidade com experiência/conhecimento que possa aconselhar individualmente. Da mesma forma, os membros são incentivados a compartilhar seus conhecimentos, áreas de especialização ou experiências de vida como um benefício para os membros da comunidade que buscam realizar algo. "A troca aberta de ideias e inspiração é projetada para despertar e celebrar os esforços humanos, grandes e pequenos", promete a rede social.

Se por um lado, os membros podem manter a identidade privada, por outro, podem verificar suas identidades para permitir conexões. A rede também conta com um espaço para conversas privadas, mas para chegar a isso, ambas as pessoas devem concordar em se conectar. Um diferencial da rede é que ela não tem anúncios, nem transações, e promete não vender informações de membros. Nenhuma troca financeira é permitida entre os membros. Outro ponto voltado para a saúde mental é que a ChekMarc também não permite qualquer tipo de métrica de engajamento de popularidade, como “curtir”, compartilhar, encaminhar ou seguir.