Nova ferramenta do Facebook revela dados precisos sobre a audiência na rede

Por Redação | 01 de Fevereiro de 2016 às 13h31

Anunciada na última semana, a ferramenta Audience Optimization permite aos gerenciadores de página do Facebook compreenderem melhor quem faz parte da sua audiência na rede social. Em suma, o novo recurso funciona como um sistema de busca e organização para descobrir quais são os tópicos e páginas públicas mais populares na rede, garantindo assim mais informação na hora de planejar uma ação dentro da plataforma.

Com isso, é possível criar campanhas mais amplas ou mais específicas, limitando ou ampliando o público que será atingido por ela. Quem publica conteúdo pode adicionar tags de interesse às postagens, permitindo ao Facebook oferecer tal publicação às pessoas que possivelmente vão se interessar por ela, ou então limitando a visibilidade de certas postagens também de acordo com a audiência que se quer atingir.

A nova ferramenta permite acesso a números bem interessantes do Facebook. De acordo com o The Verge, atualmente existem mais de 282 mil tópicos públicos de interesse diferentes no Facebook — e a companhia informa que, possivelmente, esta não é toda a base de dados. Estes interesses estão organizados em grandes categorias, como Estilo de Vida, Cultura, Personalidades ou Entretenimento e Notícias.

Audiência precisa

Um ponto interessante aqui é o nível de precisão das informações, que podem ir de zero até 1.466.365.990 pessoas interessadas em um determinado tema. E os assuntos podem variar, indo de personagens de desenho animado até artistas musicais, de sistemas operacionais até emoções (como depressão, alegria ou inveja). Para criar as grandes categorias que organizam todas essas informações, o Facebook utiliza uma série de dados, como interesses gerados automaticamente a partir de conteúdos compartilhados e as tags de publicidade da rede, entre outros.

Em suma, de acordo com esse levantamento, os tópicos de maiores audiências de todo o Facebook são — surpresa — o amor e a vida. Segundo dados disponíveis por meio da nova ferramenta, mais de 838 milhões de pessoas (838.535.070, para ser mais exato) se interessam por eles. A celebridade mais adorada do Facebook é Justin Bieber, com uma audiência de mais de 186 milhões de pessoas. O gadget mais popular é o iPhone, com mais de 428 milhões de pessoas interessadas nele. A emoção negativa que atrai mais gente é o tédio, com mais de 81 milhões de pessoas em sua audiência.

O The Verge fez diversas listas, que podem ser conferidas aqui. Os dados completos compilados pelo site também estão disponíveis para download (clique aqui para baixar o arquivo de 20 MB com todas as informações).

Fonte: The Verge, Facebook

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!