Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nova ferramenta do Facebook irá censurar memes nocivos na plataforma

Por| 11 de Setembro de 2018 às 22h00

Link copiado!

Nova ferramenta do Facebook irá censurar memes nocivos na plataforma
Nova ferramenta do Facebook irá censurar memes nocivos na plataforma
Tudo sobre Facebook

Uma nova ferramenta do Facebook pretende acabar com o compartilhamento desenfreado de memes considerados nocivos. Chamada de Rosetta, a ferramenta baseada no aprendizado de máquina consegue não só categorizar imagens, como também ler as mensagens escritas dentro delas.

Criada inicialmente para servir como um auxílio a pessoas com deficiência visual, ela será usada pelo Facebook também para conseguir distinguir memes comuns daqueles que trazem mensagens nocivas ou até mesmo falsas, ajudando a prevenir a proliferação de, por exemplo, memes com conteúdo racista ou que fazem apologia ao nazismo, além de imagens recheadas de fake news, incluindo aquelas montagens que induzem a interpretações erradas de um fato.

De acordo com o Facebook, a ferramenta já possui um banco de dados de mais de um bilhão de imagens compartilhadas em modo público no Facebook e no Instagram, e é capaz de identificar o texto dessas imagens em uma grande variedade de línguas, além de entender o contexto existente na sobreposição do texto com a imagem em si, conseguindo diferenciar um meme de piada de um meme usado para espalhar mensagens prejudiciais.

Continua após a publicidade

Por enquanto, a tecnologia tem sido aplicado apenas em fotos, mas o Facebook pretende continuar trabalhando nela para que logo seja possível utilizá-la também em vídeos da plataforma.

Fonte: Fast Company