Nova API do Instagram promete trazer ainda mais anúncios à rede social

Por Redação | 06 de Agosto de 2015 às 08h27
Tudo sobre

Instagram

Parece que os dias do Instagram como uma plataforma pouco lucrativa estão contados. Após uma bateria de testes que vinham se arrastando desde junho, o Instagram ganhou uma nova API de publicidade, que foi liberada para clientes dos Estados Unidos e permite a compra de propaganda direta por meio de um sistema informatizado.

Não é como se o Instagram estivesse, até agora, sem propagandas. Elas começaram a aparecer recentemente, mas até agora eram negociadas junto a um time especializado em vendas. Isso significa que apenas grandes nomes, com departamentos comerciais igualmente gigantes, tinham acesso à ferramenta, podendo exibir suas marcas e mensagens em meio à linha do tempo dos usuários.

Agora, porém, tudo muda e os clientes passam a contar com uma ferramenta semelhante à do Facebook ou Twitter para comprar publicidade. É possível delinear uma parcela de público para ver as propagandas, agendar sua exibição e também contar com relatórios de engajamento e sucesso posteriores, facilitando a vida de quem quer fazer um investimento constante no Instagram e quer sentir exatamente em quais segmentos suas mensagens são melhor recebidas.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Aparentemente, não existe nenhum tipo de participação do próprio Instagram no processo. Até agora, a venda de publicidade na plataforma acontecia não apenas de forma indireta, mas também com o apoio de uma equipe, que ajudava a melhorar a qualidade dos anúncios e dava dicas aos anunciantes sobre o que fazer para se adequar melhor ao público. Esses guias de estratégia de conteúdo estão agora disponíveis online, mas, aparentemente, fica a critério de cada cliente seguir as indicações ou não.

E é aqui que para muita gente está um dos critérios fundamentais para o sucesso, ou não, da empreitada. Com 300 milhões de usuários, o Instagram é reconhecido por deixar bonitas até mesmo as fotos mais esquisitas. É um local onde artistas e celebridades, além de gente comum, expõem seus trabalhos e cotidianos. Um anúncio mal colocado ou feito de qualquer jeito pode acabar gritando em meio a tudo isso, gerando rejeição dos usuários.

O resultado de toda essa soma poderá ser visto em breve. O Instagram faz parte do Facebook, mas a rede social normalmente não comenta sobre o faturamento do serviço. Caso o sistema decole, porém, podemos ter certeza de que ele será alvo de declarações em um futuro bem próximo.

Fontes: Instagram, The Next Web

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.