No Android, Twitter lança feramenta que une postagens mais populares

Por Redação | 23 de Abril de 2015 às 15h38

O Twitter inaugurou nesta quinta-feira (23) mais uma ferramenta voltada para aumentar o engajamento de seus usuários e facilitar a entrada de novatos no mundo das postagens instantâneas. Com o Highlight, a ideia é entregar uma coletânea de publicações populares feitas ao longo do dia, desde os posts mais legais dos amigos até notícias, artigos ou mensagens de perfis influentes na rede social.

A novidade, por enquanto, está disponível apenas para o Android, em uma atualização gratuita para o app. A ideia funciona mais ou menos como uma evolução do “Enquanto você estava fora...”, outra categoria de conteúdo que indicava publicações mais antigas que o usuário pode curtir, mas não viu enquanto estava desconectado.

Agora, a diferença é que as postagens populares aparecem fora do feed principal. Algumas vezes por dia, os usuários receberão notificações para darem uma olhadinha no Highlights e conhecerem os principais assuntos do dia. Na sequência, podem deixar a seção e seguir para o feed normal, onde as mensagens continuarão a aparecer na ordem em que forem postadas.

Tudo, claro, funciona por meio de um algoritmo. Um sistema automatizado rastreia as publicações que cada pessoa curte, compartilha ou responde, além dos perfis com quem mais interage na rede social. Dessa forma, juntamente com trending topics gerais e da região em que o usuário está, é feita uma curadoria de conteúdo que pretende aumentar os números de visualização da rede social.

De forma a não incomodar ninguém, pelo menos neste início, os usuários atuais do aplicativo no Android deverão ativar a função Highlights nas configurações do Twitter. A empresa estuda entregar a funcionalidade também nas outras plataformas em que está disponível, mas não deu uma data precisa para isso, dando a entender que a novidade ainda se encontra meio que em caráter de testes e experimentação.

A possibilidade de implementação de um algoritmo de organização de conteúdo provocou certa discussão no Twitter ao longo das últimas semanas, com uma mistura de rumores e informações oficiais indicando que essa prática começaria a ser utilizada pela rede social. O medo era de que a plataforma perdesse sua principal característica — a de servir como uma fonte imediata de informação e, por que não, diversão, entregando textos curtos postados naquele exato momento.

Por outro lado, a novidade lembra bastante o sistema que é usado hoje pelo Facebook, que faz uma leitura de todo o feed para mostrar aos usuários, com destaque, as publicações dos amigos com quem ele mais interaje, mesmo que elas sejam antigas — às vezes, as postagens aparecem dias depois de terem sido feitas. Pode ser uma alternativa para aumentar o engajamento, claro, mas também é criticada por seu caráter de reciclagem de conteúdo, algo que vai exatamente contra os princípios do Twitter, e uma possibilidade que a empresa refutou mesmo com a chegada do Highlights.

Fonte: Twitter

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.