Koredoko: marque uma foto no Instagram em um local onde você não está mais

Por Rafael Romer

Apesar de funcionar redondinho para a grande maioria dos usuários, o Instagram às vezes resolve criar algumas dificuldades que podem incomodar. Um desses problemas é a geolocalização de fotos feitas sem o celular, com uma câmera fotográfica normal, por exemplo, que muitas vezes são impossíveis de serem taggeadas dentro do aplicativo com o local onde foram tiradas. Para quem curte usar hashtags populares como #tbt ou até mesmo usar #latergram, isso pode dificultar bastante as postagens.

O problema surgiu recentemente após uma viagem que fizemos para a China. Por causa do infame "grande firewall da China", não é possível acessar serviços como Google, Facebook e até Dropbox, no país. Isso significa que mesmo que você esteja conectado por lá, as fotos no Instagram só vão poder ser postadas na volta para o Brasil.

Só que quando as imagens são feitas com uma câmera fotográfica, as infomações de GPS que o smartphone embeda automaticamente nas fotos não estão disponíveis — o que significa que tentar postar e marcar uma foto em um local no qual você não está mais não vai dar certo. Como a foto não tem informações de localização, as sugestões de geotag serão somente dos locais próximos de onde você estiver postando.

Mas há um aplicativo que facilita bastante a tarefa, que permite remarcar os dados de GPS em qualquer foto diretamente no smartphone: o Koredoko. O primeiro passo é bem simples, basta baixar o aplicativo, que está disponível para Android e iOS. Para a demonstração, utilizamos um Nexus 5, mas as instruções são semelhantes para o iPhone.

Após baixar o Koredoko, inicie o app e abra o menu à esquerda da página principal, onde estarão listadas todas as imagens dentro do seu smartphone (foto 1). Geralmente as imagens feitas com o dispositivo já estarão identificadas com as coordenadas do GPS, assim como data e horário que elas foram feitas. Essas imagens são mais fáceis de postar: basta colocá-las no Instagram e o aplicativo irá fazer sugestões de geotagging próximas de onde a imagem foi tirada, e não de onde você está postando.

Koredoko 2

Koredoko 2

Koredoko 2

Já as imagens sem identificação de local aparecerão com a legenda "no location". Basta selecioná-las e usar o mapa mundi para colocar uma marcação próxima a onde a foto foi feita (foto 2). Aqui, colocamos o marcador no centro de Pequim, onde a foto da demonstração foi tirada. Em seguida, basta clicar no ícone do marcado lá em cima e escolher a opção "save location". Tocando em "overwrite" você modificará a informação do arquivo selecionado, já em "save as" você criará um novo arquivo idêntico, mas localizado, e o arquivo antigo continuará existindo sem identificação.

Pronto! Agora basta ir até o Instagram e selecionar a foto com a identificação de GPS correta. Assim que você selecionar a opção para adicionar a imagem ao seu mapa de fotos, as sugestões de marcação serão as próximas ao local de origem da foto. Isso também ajuda caso você resolva buscar o nome de um estabelecimento, como um restaurante, por exemplo, já que o app utilizará o ponto de origem como base para a busca e irá sugerir estabelecimento próximo àquele ponto.

Koredoko 2

Koredoko 2

Koredoko 2
Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!