Kodak cria bot para vender impressões de suas fotos antigas do Facebook

Por Redação | 21 de Setembro de 2017 às 19h30

Para incentivar as pessoas a guardarem cópias impressas de suas fotografias, a Kodak criou um chatbot para o Messenger. Ele pede acesso às fotos de seu perfil na rede social e sugere alguns registros antigos que talvez o usuário deseje eternizar em uma impressão com direito a bordas personalizadas, ou, ainda, imprimindo aquela imagem em uma caneca.

Além do bot para o Facebook, a Kodak também está adicionando ao seu aplicativo móvel Kodak Moments uma funcionalidade para, dando acesso à sua conta do Google ou ao rolo de sua câmera, oferecer essas impressões. Entre os critérios que o bot usa para selecionar as fotos para o usuário, estão quantidade de likes, se há amigos ou parentes na fotografia, local onde a foto foi tirada e palavras-chave.

Mas, apesar de a ideia ser bacana, especialmente para pessoas que usam a mesma conta há vários anos e já se esqueceram das fotos mais antigas, o serviço já começou a causar desconfortos por aí. Isso porque, para um usuário, o bot da Kodak sugeriu imprimir uma foto de sua ex-namorada, mesmo que os usuários tenham registrado no Facebook o fim do relacionamento.

Por enquanto, o bot oferece três opções: o usuário pode pedir mais imagens contendo aquelas mesmas pessoas da foto sugerida, pedir para buscar outras fotos caso não tenha gostado de nenhuma para imprimir, e pedir para imprimir as fotos selecionadas. Então, se quiser fazer seu bot dar certo, talvez seja o caso de a Kodak aprimorar seus algoritmos para analisar também os “life events” dos usuários, para evitar constrangimentos do tipo, bem como bater em sua lista atual de amigos se aquela pessoa que aparece abraçada com o usuário em uma foto antiga ainda é, mesmo, sua amiga.

Fonte: The Verge

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!