Publicidade

Após ameaça de bloqueio, Facebook tira do ar perfil que ofendia político

Por| 10 de Outubro de 2016 às 10h49

Link copiado!

Após ameaça de bloqueio, Facebook tira do ar perfil que ofendia político
Após ameaça de bloqueio, Facebook tira do ar perfil que ofendia político
Tudo sobre Facebook

O Facebook voltou atrás e retirou do ar um perfil falso anônimo que trazia ofensas ao candidato e atual prefeito de Joinville (SC), Udo Döhler (PMDB-SC), após uma decisão judicial da Justiça Eleitoral de Santa Catarina determinar a suspensão da rede social por 24 horas em todo o Brasil. A decisão foi emitida na última quarta-feira, 5, pelo juiz eleitoral Renato Roberge, após a rede social ter ignorado a ordem judicial em questão.

Como acontece na maioria das páginas do tipo, entre tirações de sarro e piadinhas a página trazia informativos das presepadas passadas do político. A página “Hugo Caduco” dizia que Udo Dohler “estudou ditadura militar na instituição de ensino Gestapo ss”. Segundo o juiz Roberge, “não há dúvida alguma de que o perfil tratado nestes autos está à margem da legislação eleitoral vigente, pois foi claramente criado para o fim de infirmar o candidato representante”.

Em setembro, uma primeira decisão judicial foi emitida ao Facebook pedindo a exclusão do perfil "Hudo Caduco", bem como a identificação do IP de seu autor, segundo Cleber Degracia, advogado de defesa do candidato do PMDB. Ao não cumprir a ordem judicial alegando não ter "condições técnicas", o juiz Roberge condenou o Facebook a pagar R$ 30 mil de multa por dia de descumprimento da ordem judicial, além da suspensão de 24 horas.

"Uma punição que não se faz mais necessária já que a rede social já excluiu o perfil", aponta o advogado de defesa, que, juntamente com a empresa, encaminhou nesta segunda-feira (10) uma concordância ao Tribunal Regional Eleitoral sobre o caso. "Agora, vamos continuar indo em busca do IP do autor da página, mas de forma mais amigável e sem a necessidade da retirada da rede social do ar."

Continua após a publicidade

O documento ainda será analisado pelo TRE-SC, que pode manter ou não a decisão do juiz Renato Roberge. Mas, até que seja julgado, o Facebook não será retirado do ar, para alívio de seus milhões de usuários no Brasil, segundo o cartório eleitoral de Joinville.

Em nota, o Facebook informou ter "profundo respeito pelas decisões da justiça brasileira e cumpriu a ordem judicial dentro do prazo estabelecido."

Não é a primeira vez que o Facebook enfrenta problemas com a Justiça Eleitoral. Em 2012, a rede social descumpriu outra ordem judicial, que determinava a exclusão de uma página com material ofensivo contra um candidato a vereador de Florianópolis. Na época, o Facebook entrou com pedido de reconsideração da decisão, e o acesso à rede social não foi bloqueado no Brasil.

*Notícia atualizada às 14h20

Continua após a publicidade

Fonte: Tecnoblog e UOL