Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Jack Dorsey assume presidência executiva do Twitter

Por| 05 de Outubro de 2015 às 11h54

Link copiado!

Jack Dorsey assume presidência executiva do Twitter
Jack Dorsey assume presidência executiva do Twitter
Tudo sobre Twitter

Uma notícia já dada como certa pelo mercado foi confirmada oficialmente nesta segunda-feira (05). Jack Dorsey é o novo CEO do Twitter, um cargo que ele já ocupava interinamente desde julho após a saída de Dick Costolo. A demora da empresa em anunciar um novo ocupante para a cadeira vinha, cada vez mais, sendo apontada como um indício de que o executivo seria mesmo o dono da função de forma definitiva.

Apesar de já ser uma conversa antiga, a permanência de Dorsey na função de CEO foi aprovada pela diretoria do Twitter apenas no último dia 30 de setembro. Ele é um dos cofundadores da rede social e, agora, tem mais uma grande responsabilidade nas mãos, uma vez que também é o diretor da Square, uma startup de pagamentos criada por ele, e faz parte do conselho da The Walt Disney Company. A permanência também significa que ele não será mais parte do quadro de diretores da companhia.

Outro nome que passa, agora, a fazer parte do topo da hierarquia da companhia é Adam Bain, que desde 2010 era diretor de parcerias e faturamento global. Agora, ele aproveita sua experiência no mercado de finanças para se tornar COO da rede de microblogs, outro cargo que estava vazio há algum tempo e cujas atribuições vinham sendo divididas entre Dorsey e o quadro de diretores.

Ambos assumem os cargos em um momento crítico para o Twitter, que vê uma estagnação em seu crescimento. Com número de usuários estacionado e dificuldade em aumentar suas receitas com foco em publicidade online, a plataforma sofre pressão por parte de acionistas e investidores no que, muitos ainda falam, teria sido uma abertura precoce de capital, uma vez que a companhia não teria maturidade suficiente para realizar esse passo.

Continua após a publicidade

Por mais que essa seja a sensação geral, a notícia fez bem aos números. Logo na sequência do anúncio, as ações da rede social chegaram a ter um aumento de 3%. No momento em que esta reportagem é escrita, o crescimento é menor, de 1,37%, mas ainda assim sinaliza uma confiança do mercado de que uma diretoria agora em estado permanente pode fazer bem para a companhia.

Apenas em 2015, as ações do Twitter já acumulam um total de 27% de queda no valor. Essa redução vai para 51% quando se leva em conta a somatória dos últimos doze meses. O valor atual das cotas, US$ 26,87, não é muito maior que a venda inicial de ações, que foram emitidas no valor de US$ 26 cada uma.

Promessas para o futuro

No próprio Twitter, Dorsey afirmou que seu foco é a construção de uma equipe que seja mais rápida para aprender e tomar decisões. Isso vale tanto para o serviço do pássaro quanto para a Square, sua startup de pagamentos, que caminham de maneira cada vez mais próxima e, muitos dizem, seria até mesmo um alvo de aquisição caso a rede social estivesse em melhores lençóis.

Continua após a publicidade

Em seus três meses na presidência, diz Dorsey, percebeu que o time presente hoje no site é determinado e bastante dinâmico. Esses atributos seriam essenciais para o que ele classificou como um aumento de impacto no mundo, com fortalecimento de equipe e ampliação de negócios para melhorar sua posição não apenas no mercado, mas também no cotidiano dos usuários.

Para o agora CEO definitivo, o Twitter é uma das mais poderosas ferramentas de comunicação do mundo e esse poder todo será utilizado para fomentar a liberdade de expressão e a proliferação rápida de notícias, sem intermediários nem interesses corporativos. Para garantir isso, mudanças de usabilidade e entendimento devem ser realizadas, com foco, principalmente, em trazer novos usuários e criadores de conteúdo para a ferramenta.

Fontes: PC World, Business Insider, Jack Dorsey (Twitter)