Publicidade

Já tem gente vendendo curtidas falsas para o Instagram Reels, rival do TikTok

Por| 10 de Agosto de 2020 às 20h45

Link copiado!

Instagram
Instagram
Tudo sobre Instagram

Faz exatamente cinco dias desde que o Instagram lançou globalmente o Reels, recurso projetado para brigar de frente com o TikTok. Porém, a novidade já está servindo para alimentar um mercado negro que não demorou em se aproveitar da ânsia dos internautas pela fama digital. Sim, já é possível encontrar quem venda “visualizações” e “likes” para seus clipes criados através do Reels.

Segundo uma reportagem do Business Insider — que teve a oportunidade de conversar com um desses vendedores —, a oferta desse tipo de serviço é baseada no uso de botnets (robôs digitais) de contas falsas na rede social. Os valores ficam na média de US$ 5 para mil visualizações (sendo possível adquirir até o limite de 500 mil views por clipe) e US$ 15 por mil curtidas. O pagamento é geralmente feito com bitcoins para dificultar o rastreio do operador.

Além de provar de forma prática que seu método é funcional, o golpista garantiu que, ao longo de sua carreira vendendo engajamento falso no Instagram, ele já conseguiu juntar dinheiro o suficiente para “um bom carro e uma casa decente”. Sem citar nomes, ele comenta ainda que a celebridade mais popular que já recorreu aos seus serviços ostenta nada menos do que 1,5 milhão de seguidores no app.

Continua após a publicidade

Ao Business Insider, um porta-voz do Facebook ressaltou que o Instagram sempre investiu em maneiras para identificar e remover “milhões” de contas falsas, visto que atividades desse tipo são proibidas em seus termos de uso. “Nós vamos continuar construindo essas tecnologias, para manter a melhor experiência possível em nossas plataformas”, finaliza.

Fonte: Business Insider