Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Metido em escândalo, Peter Thiel continuará no conselho do Facebook

Por| 02 de Junho de 2016 às 07h37

Link copiado!

Metido em escândalo, Peter Thiel continuará no conselho do Facebook
Metido em escândalo, Peter Thiel continuará no conselho do Facebook
Tudo sobre Facebook

Cofundador do PayPal, o bilionário Peter Thiel - que investe em companhias de tecnologia - recentemente se viu em um escândalo midiático por estar envolvido indiretamente em um processo movido contra o blog de fofocas Gawker Media. No Facebook, o investidor ocupa um cargo no conselho da rede social, e Sheryl Sandberg, COO da companhia, disse que sua posição não será afetada por conta disso.

Mas por que a posição de Thiel poderia estar ameaçada no Facebook? Acontece que, em 2007, o blog publicou uma matéria revelando que o bilionário seria “totalmente gay”, e o membro do conselho, que sentiu sua privacidade violada, chegou a montar um time de advogados para processar o Gawker. Contudo, ao longo dos anos, a história acabou esfriando e aparentemente nada havia acontecido.

No entanto, o que estava de fato acontecendo era que o investidor estava de olho em outras vítimas das fofocas desse blog e secretamente investindo dinheiro para que essas pessoas movessem processos em seus nomes contra o blog, sem que Thiel fizesse parte oficialmente de nenhum processo. Foi o que aconteceu com o caso do lutador Hulk Hogan, que teve vídeos íntimos divulgados pelo Gawker sem autorização. Hogan, então, processou o blog graças ao incentivo de US$ 10 milhões oferecido pelo bilionário do Vale do Silício, recebendo uma indenização de mais de US$ 100 milhões de após a decisão do júri a favor da vítima.

Após sua participação nesse processo ter sido descoberta, Thiel disse que investir nesse e em outros processos judiciais contra o blog seria para ajudar pessoas que não têm as mesmas condições que ele a lutarem contra o bullying praticado pelo veículo. O executivo explicou, ainda, que é capaz de se defender, mas que muitas das pessoas que o blog ataca não o conseguem por não ter recursos financeiros. “Eles normalmente atacam pessoas menos proeminentes e menos endinheiradas” e, por isso, estaria investindo em processos judiciais dessas vítimas.

Continua após a publicidade

Para Sandberg, Thiel tomou essas ações independentemente e, portanto, o Facebook não seria obrigado a comentar o caso, que seria muito diferente de quando outro membro do conselho da rede social - Marc Andressen - publicou uma sequência de tweets dizendo que o colonialismo teria sido bom para a Índia, causando uma reação negativa generalizada. Em resposta, Mark Zuckerberg chegou a publicar uma carta aberta condenando os comentários feitos por Andressen.

Fonte: BuzzFeed