Internet.org já está conectando 40 milhões de pessoas, revela Zuckerberg

Por Redação | 03.11.2016 às 14:31

A iniciativa para expansão do acesso à internet encabeçada pelo Facebook, Internet.org, já está conectando cerca de 40 milhões de pessoas, revelou o CEO da rede social, Mark Zuckerberg, durante a divulgação dos resultados trimestrais da empresa, nesta quarta-feira (2).

De acordo com o executivo, a conectividade continuará sendo um dos principais focos da companhia para a próxima década, ao lado de programas como o Express WiFi, que busca também levar acesso à web para empreendedores em regiões menos desenvolvidas do planeta.

O Internet.org foi anunciado pela primeira vez em 2014 e, desde então, tem se expandindo consideravelmente pelo mundo, saltando de 3 milhões de usuários iniciais para 15 milhões no ano passado. Em maio deste ano, 25 milhões de pessoas já utilizavam a conectividade gratuita oferecida pelo Facebook e seis outras companhias – o que sugere um crescimento de 166% desde 2015 com os atuais 40 milhões registrados.

A conexão é oferecida através do aplicativo Free Basics, um app subsidiado por operadoras parceiras que reúne uma série de serviços básicos, como informações sobre o tempo, troca de mensagens e – é claro – acesso ao Facebook.

Apesar de estar ganhando tração globalmente, a inciativa continua sendo alvo de crítica por defensores da manutenção da neutralidade da rede, já que o sistema privilegia a conexão à web através do Facebook, preterindo o acesso à outros serviços.

O próximo passo do Facebook para o projeto é o lançamento de novos satélites e drones alimentados por energia solar para expansão da oferta de conectividade a áreas remotas. Atualmente, 49 países já estão cobertos pelo projeto e rumores indicam que os Estados Unidos pode estar entre os próximos alvos de Zuckerberg.

Fonte: Tech Times