Internet.org: Facebook alcança 20Gbps em testes com drones

Por Redação | 14 de Novembro de 2016 às 16h03
TUDO SOBRE

Facebook

Em mais um teste com drones para oferecer internet de graça em regiões carentes ou com pouca acessibilidade de rede, parte do projeto denominado Intertet.org, o Facebook conseguiu transmitir dados a quase 20Gbps entre duas torres no Sul da Califórnia. Foi utilizado um prato de 60 centímetros para enviar dados por um link de 13km entre Malibu e Woodland Hills.

Os testes usaram frequências da chamada E-band, um grupo de frequências de onda de milímetros entre 60 e 90GHz. Esses sinais são capazes de transmissão de dados com uma grande largura de banda, mas são suscetíveis a enfraquecimento por conta de distância, clima e obstáculos. Por isso, costumam ser usados para transmissões de curto alcance e de ponto a ponto.

Inicialmente foram enviados dados com velocidades entre 100Mbps e 3Gbps permitindo aos engenheiros coletarem dados de transmissão em dias limpos e também durante dias com nuvens, neblina, ventos fortes e chuvas, ainda de acordo com o Facebook.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

A distância alcançada é significativa e já bastante útil para links de ponto a ponto que poderiam transmitir sinal de internet de banda larga terrenamente. No entanto, não é distante o suficiente para ser usada como o link de transmissão para o futuro serviço de internet via drone da empresa.

Os drones Aquila, do Facebook, vão levar acesso à internet para áreas remotas de altitudes entre 18 mil metros e 27 mil metros. Como os drones não ficarão sempre em cima da estação terrestre, a distância do link pode ser maior. Por isso, o Facebook vai precisar aumentar o alcance para algo entre 30 mil metros e 50 mil metros e aumentar a largura de banda para 30Gbps, segundo a própria rede social.

O próximo passo para os testes da companhia na Califórnia é um sistema do chão ao céu que vai transmitir dados para um avião Cessna com um transceptor de dados no painel. Para 2017, o Facebook planeja aumentar a velocidade para até 40Gbps tanto para quanto a partir da aeronave.

Fonte: IDGNow

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.