Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Instagram vai lançar função que indicará tempo gasto no app

Por| 16 de Maio de 2018 às 10h41

Link copiado!

Instagram vai lançar função que indicará tempo gasto no app
Instagram vai lançar função que indicará tempo gasto no app

O Instagram está preparando o lançamento de um recurso que vai permitir que os usuários monitorem de forma mais precisa o tempo que gastam usando a rede social. Após a aparição de uma opção remetendo a isso para alguns poucos americanos, o CEO da companhia, Kevin Systrom, confirmou o desenvolvimento do recurso em uma publicação no Twitter.

De acordo com ele, a ideia é ajudar a garantir que o tempo gasto no Instagram seja “positivo e intencional”. Sendo assim, a empresa está desenvolvendo ferramentas que exibam dados relacionados à utilização da rede social, como, quem sabe, uma possível forma de identificar comportamentos viciosos ou nocivos.

É algo que, inclusive, já foi falado antes. Em declarações, executivos da rede social de fotografias já afirmaram serem capazes de detectar quando o usuário acessou o app “com alguma intenção” – seguindo direto para a ferramenta de busca e pesquisando um perfil, por exemplo. Além disso, a rede social seria capaz de diferenciar a busca por atualizações de amigos e contatos de comportamentos “impensados” ou que demonstrem ansiedade, como puxadas incessantes na linha do tempo em busca de novas publicações.

Continua após a publicidade

Não se sabe, entretanto, se serão esses os dados disponibilizados pela rede social aos usuários. Nesta semana, uma opção dessa categoria apareceu para alguns utilizadores da plataforma nos Estados Unidos junto ao menu hambúrguer, na lateral esquerda da tela. Ela não estava ativa e um clique não levava a lugar nenhum, mas a colocação do recurso já é uma demonstração de que a empresa deseja dar certo destaque a ele, o colocando, por exemplo, ao lado de Stories salvos ou ferramentas de descoberta.

A preocupação do Instagram com o tempo que seus usuários gastam no aplicativo não é exclusiva, com a Google também já tendo demonstrado algo semelhante. Recentemente, durante o Google I/O, a empresa anunciou que o aplicativo do YouTube para Android ganharia recursos relacionados ao consumo de tempo, desligando automaticamente as notificações em determinados horários do dia ou as enviando de uma só vez em um horário específico, além de permitir a configuração de “pausas” em que vídeos não poderão ser assistidos.

Ainda, o próprio Android deve ganhar ferramenta semelhante no futuro. Em uma atualização vindoura, o sistema operacional deve receber um painel que exibirá informações sobre a utilização de aplicativos e o tempo gasto em cada um deles, de forma a ajudar a identificar possíveis vícios ou utilizações nada saudáveis de certos recursos.

Fonte: Kevin Systrom (Twitter), Jane Manchun Wong (Twitter)