Publicidade

Instagram testa esconder curtidas até mesmo do autor de uma publicação

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 09 de Março de 2021 às 12h40

Link copiado!

Instagram testa esconder curtidas até mesmo do autor de uma publicação
Instagram testa esconder curtidas até mesmo do autor de uma publicação
Tudo sobre Instagram

Como forma de reduzir a busca desenfreada por likes, o Instagram passou a esconder o total de curtidas em posts desde 2019. Somente quem fez a publicação consegue ter acesso aos dados de engajamento — ao menos nos apps mobile. Apesar de a novidade ter desagradado muita gente, está aí até hoje e não há como alterá-la.

Contudo, um novo ocorrido recente tem tirado o sono de alguns influenciadores digitais. Trata-se de uma funcionalidade que bloqueia o acesso a quantas curtidas o conteúdo teve para o próprio autor do post. Assim, o criador não consegue mensurar o impacto da sua produção, mesmo que use as ferramentas da análise.

Na semana passada, o chefe do Instagram, Adam Mosseri, comentou sobre o fato e pediu desculpas. Segundo ele, o recurso está em fase de testes e foi implementado “sem querer” na conta de vários perfis. Mosseri explicou que a rede estuda uma forma de possibilitar que o usuário possa escolher se quer ou não ver as curtidas.

Continua após a publicidade

A equipe técnica do Instagram agiu rapidamente e resolveu o problema. No entanto, a possibilidade de um lançamento generalizado desse recurso causou euforia entre usuários da rede. Foi por isso que o chefão do Insta precisou vir a público para explicar melhor toda essa história.

Foco na qualidade em vez de quantidade

A justificativa para ocultar a contagem de curtidas, segundo o próprio Instagram, é que ela pode ter um efeito negativo sobre os produtores de conteúdo. Nem sempre uma menor quantidade de likes significa conteúdo pior, já que há uma série de outros fatores que podem influenciar nesse caso, e muita gente acaba ficando chateada quando o seu post não tem um número suficiente de curtidas.

Continua após a publicidade

"É porque queremos que as pessoas se preocupem um pouco menos com quantas curtidas estão recebendo no Instagram e gastem um pouco mais de tempo conectando-se com as pessoas de quem gostam", observou Mosseri na conferência F8 do Facebook em 2019.

Por outro lado, nem tudo na rede é mera competição. O número de curtidas pode criar uma sensação de satisfação nos usuários e isso é uma das razões pelas quais as pessoas postam algo. Em muitos casos, é apenas uma forma de saber que um parente distante seu viu e gostou de uma foto. Em outros, é uma forma de se conectar com aquele artista admirado ou profissional favorito.

Impacto na rotina de influenciadores

Continua após a publicidade

O problema de esconder as curtidas é que esses dados servem de parâmetro para os influenciadores analisarem a popularidade da sua conta. Em tempos de compra de seguidores, medir o engajamento é o que diferencia os verdadeiros influenciadores dos perfis manipulados. É a forma como as empresas podem enxergar o potencial impacto nas vendas de seus produtos ou serviços, caso decidam anunciar com aquela webcelebridade.

Aliás, até que o Instagram implemente o recurso de monetização de afiliados, a principal fonte de renda dos digital influencers são as receitas oriundas de parcerias pagas. Retirar isso deles seria reduzir drasticamente o uso da rede para fins profissionais, e essa medida poderia ter impacto na chegada de novos usuários e causar até redução da atividade na rede.

A temática é tão delicada que já se vai mais de um ano e meio de desenvolvimento. Até o momento, ainda não está claro como isso poderia ser implementado nem quando a novidade chegaria para todos. O que se sabe é que os desenvolvedores querem garantir que não seja algo impositivo, mas, sim, uma opção.

Continua após a publicidade

O Instagram tem investido pesado para trazer novos recursos. Na semana passada, foi liberada a possibilidade de realização de lives para até 4 pessoas simultâneas. Um vazamento recente indicou que a equipe está trabalhando em uma ferramenta de controle de conteúdo para bloquear certas palavras nos Directs. E, para bater de frente com o Clubhouse, a rede social estaria produzindo um sistema de salas apenas para troca de mensagens de voz.

O que você acha sobre a polêmica de esconder ou não as curtidas do Instagram? Deixe sua opinião.

Fonte: Adam Mosseri