Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Instagram testa aplicativo exclusivo para mensagens

Por| 07 de Dezembro de 2017 às 12h15

Link copiado!

divulgação
divulgação
Tudo sobre Instagram

Muito em breve você pode ter de usar um aplicativo dedicado somente para a troca de mensagens pelo Instagram. Assim como fez antes com o Facebook, a rede social iniciou nesta quinta-feira (07) um período de testes para uma solução focada somente na comunicação entre os usuários.

O Direct, como está sendo chamado, foi disponibilizado para o iOS em seis países: Chile, Uruguai, Itália, Portugal, Turquia e Israel. Por meio dele, assim como aconteceu com o Facebook, a experiência é dividida em duas – o aceso ao feed, curtidas e tudo mais ficam no app original, enquanto a novidade é a responsável somente pelo envio de mensagens diretas, que também podem conter imagens, já que o novo software também conta com integração à câmera.

Essa forma de comunicação já estava disponível no Instagram desde 2013 – Direct, inclusive, é a esquecida nomenclatura do recurso. Ele não decolou até dois anos depois, quando a rede social lançou o Stories, sua versão do Snapchat, com publicações curtas e efêmeras que acabaram fomentando a comunicação direta entre os usuários, em vez dos tradicionais comentários que aparecem para todos nas imagens publicadas no perfil.

Continua após a publicidade

É claro, isso não se dá somente pela aposta na boa vontade dos utilizadores. O Direct também conta com alguns recursos exclusivos, além da interface voltada totalmente para as mensagens e bem parecida com a do Facebook Messenger. É o caso, por exemplo, de filtros e efeitos exclusivos para as fotos e vídeos, além da possibilidade de enviar textos e arquivos que se autodestroem após um determinado período de tempo.

Em 2014, quando o Facebook lançou sua solução de mensagens em um aplicativo separado, os usuários reclamaram bastante, apesar de que, logo, a ideia começou a fazer sentido. Entretanto, no Instagram, a comunicação está, como dito, cada vez mais ligada ao recurso Stories, o que vai obrigar os usuários a ficarem trocando de solução, usando uma para ver as imagens postadas e outra para envio de mensagens.

Pelo menos, por enquanto, é assim que funciona na etapa de testes. O Instagram está convidando os usuários a baixarem a solução e experimentarem o novo recurso, incentivando-os a trocarem mais mensagens além dos comentários nos Stories.

Não dá para saber ao certo o intuito do Instagram com a mudança, mas, levando em conta que a empresa pertence ao Facebook, imaginar o que vai acontecer por meio do que rolou com a gigante é tarefa bem simples. Aqui, entretanto, essa separação pode não ser tão fácil assim.

Continua após a publicidade

O lançamento do teste aconteceu de forma discreta, sem aviso prévio. As empresas não se pronunciaram sobre o assunto nem comentaram se a ideia da separação será definitiva, nem quando o Direct chegará ao restante do mundo.

Fonte: The Verge