Instagram "rouba" conta de usuário anônimo para dar a jogador de futebol

Por Redação | 20.07.2015 às 11:32

Andrés Iniesta, um designer que trabalha em Madrid, afirmou que o Instagram fechou temporariamente sua conta sem aviso prévio e a entregou para o jogador de futebol do Barcelona que tem o mesmo nome. "Há quatro dias e sem aviso prévio, o Instagram decidiu encerrar minha conta. O motivo foi que 'violei os Termos de Uso", escreveu o Iniesta anônimo no Medium.

Alguns dias após o encerramento da conta, seus seguidores no Instagram começaram a notar que imagens do jogador de futebol apareciam em sua timeline, embora alguns deles sequer gostavam de futebol. Iniesta, o desginer, disse que fez várias tentativas de contato com o Instagram via Twitter, Facebook e por meio de um formulário de contato da rede social, mas não recebeu nenhuma resposta.

"Considero que os meus direitos (ainda temos alguns na internet) foram violados de alguma forma sem eu ter feito nada de errado e perdi não só as minhas fotos, mas a capacidade de compartilhar momentos importantes com os meus amigos e minha família. O que me dói é que tudo isso aconteceu sem qualquer explicação, nem mesmo uma resposta do Instagram. Eu não sou uma celebridade e eu não quero ser uma. Eu só não gosto de ter minhas coisas tiradas de mim", escreveu Iniesta.

O site Business Insider entrou em contato com a rede social de imagens para saber detalhes sobre o caso e recebeu a seguinte resposta: "Nós cometemos um erro e restabelecemos a conta assim que tomamos conhecimento sobre isso. Nossas desculpas para o Sr. Iniesta pelo problema que causamos".

O homem que teve sua conta "roubada" pelo próprio Instagram disse que a conta foi restaurada cinco horas após a publicação do seu artigo original no Medium. Ele também disse que a agência responsável por Iniesta também entrou em contato com ele para afirmar que eles não tinham nada a ver com esse problema.

Via Business Insider