Instagram libera sistema de autenticação em duas etapas

Por Redação | 17 de Fevereiro de 2016 às 09h00

Quem deseja garantir uma utilização mais segura do Instagram tem motivos para ficar mais tranquilo, já que a rede social começou, nesta terça-feira (17), a habilitar a autenticação em duas etapas para seus usuários. O que significa que, a partir de agora, será possível atrelar os perfis no serviço a um número de telefone, que será ativado sempre que existir uma tentativa de login em um novo aparelho ou a alteração de informações e configurações.

A novidade está sendo aplicada aos poucos, por meio de atualização, e aparece pouco a pouco para grupos selecionados de usuários. Inicialmente, a autenticação em dois fatores veio sem alarde, mas uma vez que alguns usuários começaram a questionar sobre a novidade, o Instagram veio a público confirmar que a funcionalidade está, sim, sendo implementada e deve estar disponível em breve para todos os usuários.

O funcionamento é basicamente o mesmo de todos os outros serviços. Na primeira vez que utilizar o mecanismo de segurança, o usuário deverá inserir um número de telefone e confirmar com um código de acesso que é enviado a ele. Na sequência, sempre que um acesso for feito por meio de um dispositivo desconhecido, ou que operações como troca de senha ou e-mail forem realizadas, o processo deverá ser repetido, de forma a evitar invasões e modificações não autorizadas. Quando estiver disponível, a novidade aparecerá no menu de configurações.

A presença de celebridades e grandes marcas no Instagram acabam tornando a rede social um alvo bastante visado de ataques hackers. Em resposta a isso, aplicativos de terceiros criavam essa barreira adicional para acesso não autorizado ao Instagram, de forma a suprir uma lacuna que, agora, está preenchida de maneira oficial. Com o recurso ativado, apenas o acesso físico ao celular da vítima permite o acesso à conta.

O lançamento segmentado serve para garantir que a novidade funciona e está livre de bugs e problemas. Inicialmente, apenas usuários dos Estados Unidos estariam recebendo a autenticação em dois fatores. O Instagram não deu um prazo para disponibilização dela para todos, mas disse que isso deve acontecer o mais rápido possível.

Fonte: TechCrunch

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.