Instagram lança sistema de curadoria de vídeos

Por Redação | 23.06.2016 às 15:28 - atualizado em 23.06.2016 às 21:20

Em busca de aumentar cada vez mais o engajamento e a permanência dos usuários em seus próprios domínios, o Instagram lançou nesta quinta-feira (23) o “Pickd for You”, um sistema automatizado de curadoria de vídeos. Aparecendo com destaque em meio às opções tradicionais da aba “Explore”, o sistema selecionará clipes de acordo com os interesses de cada usuário.

Aparentemente tomando uma inspiração do Netflix, o Instagram está usando categorias bastante específicas, com nomes como “biscoitos”, “comediantes”, “maquiagens de cinema” ou praticantes de um determinado esporte. Tudo selecionado a partir das contas que o usuário já segue e interage, utilizando o mesmo sistema de organização de conteúdo que tanto causa polêmica e entrou em funcionamento recentemente para todos os usuários da rede social.

Instagram

Ao contrário do algoritmo generalizado, entretanto, a opção “Picked for You” inicialmente aparecerá apenas para usuários dos Estados Unidos e somente no aplicativo para iOS por meio de uma atualização a ser lançada nesta sexta-feira (24). O vídeo destacado muda todos os dias, assim como os interesses que parecem ser mais indicados para cada pessoa, sempre de acordo com o uso que se faz do Instagram.

De acordo com a empresa, as métricas mostram que existe bastante interesse em vídeos pelo público, com as reproduções desse tipo de conteúdo tendo aumentado mais de 150% desde o começo do ano. Esses dados também permitem que o Instagram analise de maneira mais acertada os interesses de seus usuários, garantindo uma efetividade maior da nova funcionalidade.

Não se sabe, por exemplo, se existirá algum tipo de monetização envolvida neste destaque, com usuários e empresas, por exemplo, podendo pagar para serem reconhecidos no espaço. O Instagram não fala sobre isso, mas afirma, sim, que a ideia é trazer mais valor para a rede social e melhorar a aba “Explorar”, normalmente renegada e tradicionalmente focada nas fotos e vídeos que estão “bombando” no site.

Outra iniciativa recente para mudar esse patamar foi a introdução de uma categoria chamada “Vídeos que você pode curtir”, também disponível, por enquanto, apenas nos Estados Unidos. Aqui, a ideia é basicamente a mesma, mas a seleção dos conteúdos que estão chamando a atenção dos usuários globais do Instagram é focada exclusivamente nos vídeos. Por enquanto, não existe previsão de chegada da funcionalidade a outros territórios, mas a companhia disse que pretende, sim, leva-la para fora dos EUA.

Fonte: TechCrunch