Instagram lança recurso com IA para facilitar uso do app por deficientes visuais

Por Patrícia Gnipper | 28 de Novembro de 2018 às 19h20
Tudo sobre

Instagram

Saiba tudo sobre Instagram

Ver mais

Nesta quarta-feira (28), o Instagram anunciou que está lançando em seu app novos recursos para facilitar seu uso por parte de pessoas com deficiências visuais. Com a novidade, leitores de tela poderão descrever fotos automaticamente usando IA, ou lendo as descrições personalizadas (Alt Text) que os próprios usuários poderão adicionar.

Nos posts que não contarem com descrições, o Instagram conseguirá identificar automaticamente o conteúdo das imagens usando tecnologia de reconhecimento de objetos para ler uma descrição automática em voz alta quando alguém passar por ali. Para adicionar tais descrições, os usuários precisarão entrar nas configurações avançadas da foto na hora de fazer uma nova publicação.

Vale lembrar que o Facebook já vem usando IA para descrever fotos para usuários com deficiências visuais e, agora, o recurso que visa aumentar a acessibilidade da plataforma chega também ao Instagram. Abaixo, você confere uma prévia de como será o processo de publicação no Instagram assim que a novidade terminar de chegar a todos os usuários, com as configurações avançadas aparecendo na segunda tela da imagem abaixo:

Fonte: Instagram

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.