Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Instagram lança ferramenta para bloquear spam em português

Por| 29 de Junho de 2017 às 12h35

Link copiado!

Instagram lança ferramenta para bloquear spam em português
Instagram lança ferramenta para bloquear spam em português
Tudo sobre Instagram

O Instagram liberou nesta semana uma nova expansão para seu filtro automático de spam, que agora é capaz de detectar mensagens indesejadas também em português. Originalmente, a tecnologia funcionava apenas para comentários em inglês, chegando agora a oito novos idiomas, incluindo japonês, espanhol, russo, alemão e árabe.

Em nosso idioma, o sistema vai funcionar exatamente como já acontece lá fora. O Instagram utiliza deep learning para diferenciar os comentários gerados por usuários legítimos daqueles que constituem spam, seja para venda de produtos ou divulgação de perfis. A partir de agora, eles serão bloqueados automaticamente, não chegando nem mesmo a aparecerem para os utilizadores.

O Instagram não fala em números específicos, afirmando apenas que uma pequena parcela dos milhares de comentários feitos todos os dias se encaixa nessa categoria. Ainda assim, a companhia se mostra disposta a encarar os spams de frente, trabalhando com uma inteligência artificial alimentada com cada vez mais dados para garantir a eliminação automática do problema.

O filtro de spam, porém, é apenas o primeiro passo de uma estratégia maior, que em breve deve mitigar também os problemas de comentários ofensivos e abusivos na plataforma. A companhia também anunciou nesta semana o lançamento de um filtro automático para esse fim, que, por enquanto, está disponível apenas em caráter de testes e funcionando somente para publicações em inglês.

Continua após a publicidade

A dinâmica, entretanto, é basicamente a mesma, com uma plataforma de deep learning sendo alimentada com dados que indicam automaticamente que tipos de perfis ou comentários podem ser encaixados como abusivos. Eles são deletados automaticamente e continuam a alimentar o sistema, já que a ideia é que ele se torne cada vez mais eficaz e objetivo com o passar do tempo.

Para finalizar, o Instagram dá a entender que essa filtragem de conteúdo abusivo deve se tornar um dos padrões da plataforma, chegando, em breve, também a outros idiomas. Entretanto, ainda não há data prevista para isso.

Fonte: Instagram