Instagram impõe restrições a apps de terceiros após roubo de senhas

Por Redação | 18 de Novembro de 2015 às 10h30

Os aplicativos de terceiros do Instagram estão com seus dias contados. A rede social anunciou esta semana que realizará grandes revisões em sua política de API, o que ocasionará em restrições que inviabilizará diversos aplicativos associados à plataforma. Segundo o anúncio, as mudanças estão sendo feitas "para melhorar o controle sobre o conteúdo e criar um ambiente mais sustentável construído em torno de experiências autênticas na plataforma".

Em termos práticos, isso significa que, a partir de agora, o Instagram irá parar de receber novos pedidos de aplicativos que desejam integração com o serviço. Quando os aplicativos de terceiros puderem novamente utilizar a plataforma em dezembro, apenas certas funções serão permitidas. O Instagram ainda vai permitir que aplicativos de edição de fotos sejam associados ao serviço, no entanto não permitirá que eles consigam obter o feed completo. Os aplicativos existentes terão até 1º de junho para cumprir as novas políticas implementadas pelo serviço e submeter-se ao novo processo de revisão.

As mudanças anunciadas acontecem poucos dias depois que um app chamado InstaAgent foi flagrado transmitindo nomes de usuários e suas respectivas senhas, comprometendo milhões de usuários do serviço. O Instagram não foi o responsável pela falha de segurança e, especificamente, tem alertado os usuários sobre permitirem o acesso de aplicações às suas contas. O problema foi resolvido apenas quando o aplicativo foi retirado à força da App Store e da Google Play.

O Instagram não é o único aplicativo que enfrenta problemas de segurança com aplicações de terceiros. O Snapchat tomou atitudes semelhantes em abril, seis meses depois que pesquisadores levantaram preocupações públicas em relação à API do serviço.

Via The Verge

Fonte: http://www.theverge.com/2015/11/17/9751574/instagram-app-developers-api-restrictions-security-privacy