Publicidade

Instagram ganha autenticação em duas etapas por aplicativo

Por| 08 de Outubro de 2018 às 10h25

Link copiado!

Instagram ganha autenticação em duas etapas por aplicativo
Instagram ganha autenticação em duas etapas por aplicativo

O Instagram abriu esta semana atendendo a mais um pedido de seus usuários e começou a liberar a autenticação em dois fatores por meio de aplicativo. A opção começou a aparecer para alguns usuários, inclusive no Brasil, por meio das opções referentes a esse tipo de validação, e deve estar disponível em breve para toda a base de utilizadores.

A configuração pode ser feita pelo menu de configurações, por meio da opção dedicada. Quem não possui a autenticação em duas etapas ativada deve fazer isso para experimentar o sistema, enquanto aqueles que já possuem o sistema podem alterar o mecanismo de validação pelo mesmo caminho.

Até o momento, o Instagram permitia a verificação somente por SMS, com o usuário recebendo uma mensagem de texto com um código em um celular cadastrado sempre que tentava fazer login em um novo dispositivo. Agora, porém, isso passa a ser feito também por meio de aplicativos, que devem estar instalados em um dispositivo seguro, cujo código deverá ser inserido para utilização sempre que existirem novas entradas na conta.

Continua após a publicidade

O processo é feito de maneira simples e com poucos cliques, com a autenticação ao Google Autenticador, um dos principais softwares dessa categoria, sendo automática. Senão, o usuário pode copiar a chave de acesso ao Instagram e colar manualmente em seu software de preferência, como o Myki e o LastPass Authenticator, fazendo-o funcionar da mesma maneira que a solução da gigante.

Ao ser ativada, a autenticação em duas etapas por app substitui o método convencional por SMS, mas ele ainda pode ser utilizado para novas ativações do mecanismo de segurança ou por aqueles que preferirem esse caminho. Nada muda aqui, com as mensagens de texto chegando sempre que um novo login for realizado na conta.

A alternativa por meio de software, entretanto, é considerada mais segura pelas camadas adicionais de proteção disponíveis em um smartphone, como a proteção por senha numérica ou biometria. Mensagens de texto podem ser desviadas, lidas por malwares instalados em celulares comprometidos ou recebidas caso o chip esteja colocado em outro aparelho que não o do próprio dono.

Os usuários do Instagram não precisam fazer nada para verem o recurso em suas configurações, uma vez que a atualização que o libera está sendo disponibilizada no próprio servidor. Se ela ainda não apareceu em seu dispositivo, basta esperar que, logo mais, o recurso estará liberado.

Continua após a publicidade

Fonte: Instagram