Instagram está se preparando para exibir fotos em alta resolução

Por Redação | 06 de Julho de 2015 às 10h59

A rede social ideal para dispositivos móveis precisa ser leve e rápida. É por isso que, desde os primórdios, o Instagram sempre exibiu fotos em um formato quadrado, de 640 x 640 pixels, garantindo que elas sejam abertas em qualquer tipo de conexão. Mesmo o lançamento de uma versão oficial para desktops manteve esse aspecto, o que acaba gerando eventuais reclamações de quem gostaria de ver mais qualidade. Parece que tais pedidos poderão ser atendidos em breve.

Uma análise do código-fonte das imagens mais recentes postadas no site revelou que, sem avisar ninguém, o Instagram começou a armazenar as fotografias postadas em um tamanho maior que o efetivamente mostrado aos seus usuários. E esse novo formato pode chegar perto até mesmo da alta resolução, com um quadro de 1080 x 1080 pixels, no que pode acabar representando uma nova evolução da plataforma.

A ideia, aqui, é que como tantos sites e serviços online, o Instagram vai se tornar responsivo. No computador – onde entende-se que o visitante possui uma conexão melhor, mais rápida e, acima de tudo, sem limite de banda – as fotografias podem ser exibidas em resolução maior, enquanto nos celulares, o limite de 640 x 640 pixels seria mantido para não acabar com os dados dos usuários.

Além disso, outras especulações indicam a possibilidade de lançamento de uma versão do aplicativo para iPad – outra falta tão notável quanto a ausência da própria qualidade maior – ou mudanças nos algoritmos de compactação. Ao certo, não dá para saber, pois a empresa não se pronunciou sobre a novidade nem depois que sites da imprensa internacional entraram em contato especificamente sobre o assunto.

O acesso às imagens em alta resolução, porém, está liberado para todos os usuários. Para visualizá-las, basta abrir uma página de foto em um navegador de internet e acessar o código-fonte. Ao fazer uma pesquisa por “jpg”, a fotografia em resolução mais alta que a exibida deve ser o primeiro resultado.

Fonte: The Verge

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.