Contas do Instagram desaparecem após bug

Por Redação | 06 de Julho de 2017 às 18h44
photo_camera Divulgação

(Atualizado às 20:08) A equipe do Instagram entrou em contato conosco para confirmar a existência de um bug, mas descarta que as contas estão sendo deletadas. Confira abaixo a declaração oficial da empresa:

Estamos cientes de que há um bug que afeta os usuários deslogando-os de suas contas. Estamos trabalhando para resolver essa questão o mais rápido possível. Nenhuma conta foi deletada.

Somente nas últimas 24 horas, milhares de usuários do Instagram começaram a relatar nas redes sociais que tiveram suas contas repentinamente deletadas, mesmo que não tenham (ao menos em princípio) violado nenhuma condição dos termos de uso da ferramenta.

Os usuários simplesmente tentaram acessar o aplicativo e se depararam com avisos de que a conta havia sido desabilitada por violar os termos, ou somente informando erro no login. Isso aconteceu, inclusive, com uma conta que somente publicava fotos sobre sua loja de chocolates, e outras contas de negócios também tiveram seus perfis desativados sem nenhum tipo de justificativa.

Até então, esses usuários não estão conseguindo reativar seus logins e voltar a usar o Instagram normalmente. Alguns deles se depararam com uma tela pedindo que eles informassem novamente seus números de telefone para que a conta fosse verificada, mas eles não chegaram a receber nenhuma mensagem via SMS confirmando a ação.

Entre as práticas que podem levar a ter sua conta deletada no Instagram, está fazer spam, bullying, ou publicar fotos com conteúdo sexual ou agressivamente explícito. Também é proibido usar aplicativos de terceiros para forçar o ganho de likes e seguidores. No entanto, a maioria desses usuários afetados alega não ter feito nada de errado, e, até o momento, a companhia não se posicionou oficialmente a respeito da massiva onda de remoção de contas.

Fonte: The Verge