Agora é oficial: o Instagram começou a mudar o feed de seus usuários

Por Redação | 03 de Junho de 2016 às 16h39

A possibilidade que deixou muitos usuários do Instagram nervosos há algumas semanas começou a ser implementada de vez nesta sexta-feira (03), quando a rede social anunciou o lançamento oficial de seu algoritmo de organização de conteúdo. O novo sistema entra em vigor de imediato, mas de acordo com a empresa, deve levar alguns dias até que esteja disponível para toda a base de utilizadores da plataforma.

A ideia é adotar um sistema semelhante ao do Facebook, em que as publicações são exibidas de acordo com o interesse dos usuários. Contas seguidas e o histórico de curtidas e comentários serão levados em conta para privilegiar certas postagens e deixar outras em posições inferiores, de forma a aumentar o engajamento – e também as visualizações, principalmente, em propagandas.

Segundo o Instagram, os testes do algoritmo, que vêm sendo realizados com usuários selecionados ao longo dos últimos meses, mostrou que a comunidade tem curtido mais fotos e comentado mais nas publicações do que antes. Além disso, a empresa teria recebido elogios quanto ao trabalho com fusos horários, citando, por exemplo, vídeos de shows de bandas favoritas dos utilizadores, que apareciam no início do feed mesmo horas após sua realização do outro lado do mundo.

Do contrário, de acordo com as estimativas da rede social, os usuários estavam perdendo os momentos de cerca de 70% de seus contatos, o que, muitas vezes, significava não ver as fotos de família e amigos próximos. Na medida em que mais e mais usuários entravam para a plataforma, esse total apenas aumentava, o que levou a companhia a adotar a medida e optar pela organização de conteúdo por algoritmo.

Entretanto, não foi exatamente isso que se viu com a reação dos usuários à revelação do sistema. Há algumas semanas, o Instagram foi invadido por postagens que pediam aos seguidores a colocação das contas em uma lista de notificação, de forma que todos os posts fossem vistos. Isso não faria com que as publicações aparecessem no topo do feed, ao contrário do que muitos alegavam, mas sim, faz com que um alerta seja emitido a cada publicação das contas marcadas. Imagine seu celular apitando a cada postagem – é exatamente o que acontece aqui.

A negatividade, entretanto, foi grande o bastante para que o Instagram viesse a público afirmar que as mudanças não entrariam em vigor tão cedo, algo que está acontecendo somente agora. A empresa não revelou, entretanto, se será possível desligar o algoritmo e optar por ver as publicações apenas em ordem cronológica, uma opção que está disponível em outras redes sociais que usam esse tipo de sistema, como o Twitter e o Facebook.

Fonte: Instagram

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.