Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Instagram anuncia medidas de segurança após roubos de contas de usuários

Por| 15 de Agosto de 2018 às 10h41

Link copiado!

Lifewire
Lifewire
Tudo sobre Instagram

Um dia depois da repercussão de que centenas de usuários do Instagram estavam perdendo suas contas para hackers russos, o Instagram se pronunciou oficialmente em seu site corporativo e disse estar ciente das invasões e roubos de contas. A rede social também confirmou estar trabalhando em medidas de reforço à segurança da plataforma - especificamente, aumentando o grau de proteção da autenticação em dois fatores.

No comunicado, o Instagram dá uma série de recomendações de segurança e pede para que todos os usuários ativem a autenticação em dois fatores a fim de adicionar uma camada extra de proteção às contas, independentemente de você ter sido vítima do ataque ou não. A rede social não falou em números de contas afetadas, mas dá a entender que a situação é generalizada. Ontem, quando noticiamos essa situação aqui no Canaltech, a declaração oficial era de que não se tratava de um ataque.

O Instagram também reiterou que está trabalhando com sua equipe de segurança para reforçar as capacidades protetivas da sua autenticação em dois fatores. Atualmente, a empresa pede um número de celular para envio de mensagem de texto com códigos de ativação ou login. Esse reforço já havia sido anunciado mês passado. Contudo, alguns usuários reportaram que esse formato de autenticação não lhes protegeu, tendo suas contas efetivamente roubadas e pouco ou nenhum sucesso de recuperação.

Continua após a publicidade

A fonte dos ataques ainda é desconhecida, mas vítimas disseram que, após perderem o acesso aos seus nomes de usuário, perceberam que as contas agora apontavam para e-mails de domínio “.ru”, pertencente à Rússia. Até o momento, ninguém assumiu responsabilidade pelas invasões.

Fonte: Instagram, Mashable