Instagram agora avisa quando alguém faz print de fotos e vídeos - mas calma!

Por Sérgio Oliveira | 28 de Novembro de 2016 às 07h56

O Instagram não para de tomar recursos "emprestados" do rival Snapchat. Há alguns meses o serviço do Facebook estreou o Stories, que permite o compartilhamento de conteúdo por até 24 horas; e há uma semana liberou o envio de fotos e vídeos que desaparecem para grupos ou conversas individuais no Direct.

Agora, o Instagram começou a avisar os usuários quando alguém faz uma captura de tela daquele conteúdo que deveria ser efêmero - um recurso muito similar ao que o Snapchat emprega nas conversas individuais entre seus usuários. O objetivo disso, claro, é dedurar quem de alguma maneira guardou o conteúdo que você enviou e que supostamente deveria sumir depois de um determinado período de tempo.

A funcionalidade está presente no Snapchat desde seus primórdios e, dado como o Instagram vem "pegando emprestado" as funcionalidades do concorrente, tinha de ser copiado. O problema é que o Instagram não explicou direito como esses alertas vão funcionar e isso está causando um verdadeiro rebuliço nas redes sociais. E tem de tudo, desde gente indignada com a funcionalidade, até os que mais irritados que dizem que terão de parar de stalkear o crush no aplicativo. O choro é livre e a internet não está sabendo lidar com isso.

Se você faz parte desse grupo dos desesperados, fique calmo. As notificações só são enviadas quando alguém faz uma captura do conteúdo disponibilizado via Direct, e não no Stories ou no Feed. Portanto, se a foto ou vídeo tiver sido postado em um desses dois lugares, está liberado: pode printar a vontade. Afinal de contas, tanto o Stories quanto o Feed são públicos e estão ali para todo mundo fazer isso mesmo.

Via Digital Trends