Instagram adia planos de ordenar publicações por relevância

Por Redação | 28 de Março de 2016 às 16h58

O Instagram recuou e não vai mais implementar o feed que exibe as postagens por ordem de relevância — ao menos por enquanto. A rede social usou seu perfil oficial no Twitter para garantir a seus usuários que nenhuma alteração será feita neste momento, o que provavelmente tranquilizou aqueles mais desesperados com a ideia de que um algoritmo decidiria o que é mais relevante para ser visto primeiro.

Atualmente, quando você acessa a sua linha do tempo do Instagram, vê todas as novidades conforme o horário e a data em que foram publicadas. Com isso, é bem provável que você perca muita coisa legal que ficou para trás, afinal as centenas de perfis seguidos por sua conta realizam inúmeras de postagens todos os dias. Segundo o próprio Instagram, a exibição em ordem cronológica faz com que os usuários deixem de conferir 70% do conteúdo do seu feed, e foi pensando em corrigir isso que a companhia trouxe a ideia da ordenação por relevância.

Mas muita gente reclamou do plano. Então, para acalmar os corações aflitos, o Instagram foi a público e tratou de tranquilizar a todos. “Nós ouvimos vocês e garantimos que nada será mudado em seu feed neste momento”, informou a rede social. “Prometemos avisar a todos quando as alterações forem lançadas de maneira ampla.”

Quando anunciou a mudança, o Instagram informou que ela aconteceria apenas nos meses seguintes, e algumas pessoas já haviam sido selecionadas para testar o recurso. Mas apenas essas informações iniciais já foram o suficiente para fazer com que muita gente se manifestasse de forma contrária à alteração, o que parece ter surtido efeito (ao menos por enquanto). Lembrou até as tentativas frustradas do Orkut de implementar publicidade, que sofriam forte reação dos usuários da rede e foram rapidamente removidas.

Se você é usuário do Instagram e está feliz com a notícia, tememos que sua felicidade não dure para sempre... afinal, o Instagram apenas adiou a mudança no feed, e não cancelou nenhum de seus planos.

Fonte: Instagram