Publicidade

Instagram: a rede social das fotos completa 5 anos de idade

Por| 06 de Outubro de 2015 às 09h29

Link copiado!

TechRadar
TechRadar
Tudo sobre Instagram

Por algum tempo, o Instagram foi um grande mistério para a maior parte das pessoas que navegava pela internet. Isso porque o serviço foi exclusivo para o iOS por um tempo, mas a óbvia expansão mirando a enorme base de usuários do Android aconteceu e fortaleceu ainda mais a posição de principal rede social do gênero no mundo.

Nesta terça-feira, 6 de outubro, o Instagram completa cinco anos de idade em alta e com perspectivas ainda mais animadoras para o futuro. Sua base de usuários não para de crescer, assim como a quantidade de conteúdo postado por quem usa este serviço também não.

Gigantes da indústria ou do cinema, celebridades de todos os tipos, esportistas e pessoas comuns compõem uma comunidade que recentemente ultrapassou a marca dos 400 milhões de membros. E neste dia de festa, vamos lembrar alguns dos principais momentos e fatos relacionados ao Instagram.

Câmera instantânea + telegrama

Continua após a publicidade

O Instagram foi lançado oficialmente em 6 de outubro de 2010, desenvolvido por dois programadores da Universidade de Stanford, Estados Unidos: o norte-americano Kevin Systrom e o brasileiro Mike Krieger. O projeto tinha como base o Burbn, aplicativo desenvolvido pela dupla em HTML5 para que as pessoas dessem check-in nos lugares (algo no estilo do Foursquare).

Contudo, a forma como as pessoas vinham utilizado a ferramenta deu aos dois a ideia de mudar um pouco as coisas a fim de focar o serviço no compartilhamento de fotos dos lugares. Assim, eles transformaram sua recente criação e alteraram seu nome para Instagram, junção das palavras Instant camera e Telegram.

Kieger e Systrom, os criadores do Instagram. (Foto: Paul Zimmerman/Getty Images)

Continua após a publicidade

Ainda sob o nome de Burbn, Systrom fechou um acordo de US$ 500 mil no início de 2010 com uma empresa de financiamento, dinheiro suficiente para o desenvolvimento inicial de sua nova criação. Tudo isso foi servindo de pano de fundo para a criação de uma das redes sociais mais bem-sucedidas do planeta.

Primeira foto

Antes ainda do lançamento oficial da ferramenta, em 16 de julho de 2010 Systrom postava a primeira foto do Instagram. Um cachorro da raça golden retriever foi clicado diante de uma lanchonete pela namorada do cofundador do Instagram.

Uma foto publicada por Kevin Systrom (@kevin) em Jul 16, 2010 às 2:24 PDT
Continua após a publicidade

Hoje, mais de cinco anos depois disso, a seção de comentários da fotografia virou uma espécie de espaço público para discussões sobre o fato dela ter sido a pioneira. Até esta terça-feira, são mais de 26 mil comentários e 42 mil curtidas — mas tenha certeza de que esse número continuará crescendo.

Popularidade e versão para Android

As fotos instantâneas do Instagram trouxeram ao aplicativo uma popularidade enorme em pouco tempo. Menos de dois anos após o seu lançamento, o serviço já ultrapassava a marca de 40 milhões de usuários em todo o planeta. Naquele momento, o serviço ainda estava disponível apenas para iOS.

Em 3 de abril de 2012, depois de um ano e meio de espera, usuários de Android também ganhavam a possibilidade de compartilhar fotos na principal rede social do gênero no planeta. Para se ter uma ideia do tamanho da espera, o aplicativo do Instagram foi baixado mais de 1 milhão de vezes em menos de 24 horas após o seu lançamento na Google Play.

Continua após a publicidade

Assim, com dezenas de milhares de usuários e com capital estimado em US$ 500 milhões, o Instagram ainda era uma pequena empresa com apenas 13 funcionários. O sucesso, porém, já começava a chamar a atenção de outras gigantes da internet, como o Facebook.

A rede de 1 bilhão de dólares

Algo comum na história recente da internet, negócios emergentes costumam despertar o interesse de gigantes do setor. Assim, a atenção que o Facebook tinha pelo serviço criado por Systrom e Krieger transformou-se em uma oferta bilionária: em 12 de abril de 2012, a empresa criada por Mark Zuckerberg adquiriu o Instagram por cerca de US$ 1 bilhão. O valor, pago em dinheiro e em ações, trouxe ainda para a companhia os 13 funcionários do Instagram.

“Durante anos, nós estivemos focados em construir a melhor experiência para o compartilhamento de fotos com seus amigos e familiares”, informou Zuckerberg em comunicado divulgado na época. “Agora, seremos capazes de trabalhar de forma ainda mais próxima com a equipe do Instagram para oferecer também as melhores experiências para o compartilhamento mobile de belas fotos com outras pessoas e baseado em seus interesses”, complementou o executivo.

Continua após a publicidade

Facebook pagou US$ 1 bi pelo Instagram. (Foto: Associated Press)

Este movimento gerou alguma controvérsia em meio aos investidores do Facebook, afinal o Instagram não vendia nada nem tinha espaço para publicidade. Tal fato levou Zuckerberg a defender publicamente a aquisição, alegando que a rede tinha 40 milhões de usuários e um potencial de crescimento enorme.

As previsões do criador do Facebook se mostraram acertadas e já em julho de 2012 o Instagram divulgava um comunicado à imprensa informando que havia alcançado a marca de 80 milhões de usuários.

Continua após a publicidade

Evolução constante

Nestes últimos cinco anos, o Instagram rendeu muito dinheiro aos seus criadores e investidores, foi adquirido pelo Facebook e continua rendendo. Recentemente, a rede social passou a exibir postagens publicitárias para os seus usuários, o que provavelmente já estava nos planos de Zuckerberg na época da aquisição da ferramenta.

Desde a sua venda, o Instagram ganhou inúmeros recursos, como versão para Windows Phone, suporte a vídeos, colagem de fotos, Instagram Direct e suporte para imagens em outros formatos além do tradicional quadrado. O resultado de todas essas novidades foi um crescimento de 1.000% no número de usuários em três anos e meio, indo de cerca de 40 milhões em abril de 2012 para 400 milhões em setembro de 2015.

Continua após a publicidade

Evolução do número de usuários do Instagram durante os últimos anos. (Foto: Reprodução/Statista)

Algumas estatísticas

No final do ano passado, as estatísticas indicavam que uma a cada cinco pessoas que usavam a internet estavam cadastradas na rede social — no mesmo mês, a rede social atingia a marca de 300 milhões de usuários. Ao todo, 41% dos usuários da rede têm menos de 24 anos de idade.

Nos Estados Unidos, a rede social é a favorita dos mais jovens, superando outros serviços como Facebook e Twitter. A rede também é bem vista entre empresas e marcas, com 67% das marcas de luxo ativas nas redes sociais tendo um perfil no Instagram. O brasileiro mais seguido neste serviço é Neymar, com 32,5 milhões de seguidores.

Continua após a publicidade

Os 10 perfis mais seguidos na rede social são:

10. Nicki Minaj (35,2 milhões de seguidores)

9. Kendall Jenner (38 milhões de seguidores)

8. King Kylie (38,1 milhões de seguidores)

Continua após a publicidade

7. Justin Bieber (40,2 milhões de seguidores)

6. Ariana Grande (44,6 milhões de seguidores)

5. Selena Gomez (45,8 milhões de seguidores)

4. Beyoncé (47,2 milhões de seguidores)
Continua após a publicidade

3. Kim Kardashian (48 milhões de seguidores)

2. Taylor Swift (49,5 milhões de seguidores)

1. Instagram (103 milhões de seguidores)

Fontes: Press News/Instragram (1), Press News/Instagram (2), SocialBlade, Statista, Time, The Atlantic, TechCrunch, The Guardian, The Telegraph