Hoax força Facebook a retirar 11 de setembro dos Trending Topics

Por Redação | 11.09.2016 às 15:21

Este domingo (11) marca 15º aniversário dos ataques terroristas de 11 de setembro que assolaram os Estados Unidos. Devido à força do acontecimento, seria esperado encontrar muitos tópicos relacionados ao tema entre a seção de assuntos mais comentados do Facebook, o Trending Topics. No entanto, não é isso o que está acontecendo, pois a rede social precisou retirar o 11/09 de seus TTs devido a um hoax que se espalhou pela web. No entanto, a decisão de limar o assunto reascendeu o debate sobre a interferência humana nos assuntos mais comentados do Facebook.

Os Trending Topics do Facebook já foram motivo de muita discussão neste ano. Uma polêmica que estourou há alguns meses, quando a rede social foi acusada por ex-funcionários de manipular intencionalmente o conteúdo nos Estados Unidos para favorecer um determinado posicionamento político, o Facebook anunciou que reduziria a influência humana no conteúdo exibido pelos TTs, deixando tudo sob o comando de algoritmos.

Mas parece que isso também não deu muito certo. Ao longo da semana, usuários notaram um artigo estranho nos destaques do Facebook. Ele dizia que imagens provavam que bombas haviam sido plantadas nas Torres Gêmeas em 11 de setembro, e a colisão dos aviões foi apenas uma forma de encobrir este ato. Um porta-voz do Facebook confirmou que a empresa estava ciente de que o hoax havia chegado até os Trendings Topics da rede social, acrescentando que "como uma medida temporária para resolver o caso", eles removeriam o tema dos destaques.

Agora, a nova discussão que recai sobre o Facebook é: ele deveria ter substituído a história falsa por algum artigo genuíno que também estava ganhando força na rede social? Será que remover completamente um tema tão procurado na internet, principalmente pelos norte-americanos, foi a melhor decisão? Fato é que o Facebook vai ter que se explicar novamente em relação aos seus Trending Topics.

Fonte: Ubergizmo