Hackers revelam senha do Twitter da NFL e forjam morte de comissário da liga

Por Redação | 08 de Junho de 2016 às 08h43
photo_camera scyther5

Se você segue a conta oficial da National Football League, a liga de futebol americano dos EUA, pode ter pensado que o comissário da liga Roger Goodell estava morto. O anúncio, embora tenha sido feito por vias oficiais, não veio de um membro da equipe da entidade, e sim de um hacker que conseguiu acesso à conta.

Por um curto período de tempo, os hackers postaram um tweet que inflamou os fãs de futebol americano. O tweet dizia: "Nós lamentamos informar que nosso comissário, Roger Goodell, faleceu. Ele tinha 57 anos. #RIP".

O tweet foi rapidamente apagado, ação que irritou o hacker que respondeu "Oi, eu disse que Roger Goodell morreu. Não apague aquele tweet", seguido de uma última mensagem: "Ok, Ok, vocês detetives amadores venceram. Bom trabalho". Após isso, a NFL conseguiu reaver o controle da conta.

Para apaziguar a situação, o vice-presidente de comunicações da liga esportiva, Brian McCarthy, tweetou em sua própria conta que o acesso ao Twitter oficial da NFL tinha sido comprometido e que Goodell estava vivo e muito bem, obrigado.

Durante o ataque hacker, a conta da NFL havia seguido uma nova pessoa na rede de microblogs: a de IDissEverything ("eu falo mal de tudo", em tradução livre). No momento, a conta está suspensa, porém o portal Daily Dot entrou em contato com o e-mail relacionado a ela e recebeu a confirmação do usuário IDissEverything que ele havia sido o autor do ataque.

Segundo depoimento do malfeitor, o hack foi concebido pelo Peggle Crew, um coletivo de hackeamento que já obteve acesso, no passado, à conta do Twitter de Ringo Starr. Durante a meia hora em que o Peggle Crew permaneceu no controle da conta da NFL, o grupo tentou retirar o acesso de todos os membros da equipe ao mudar e-mails e trocar senhas. O objetivo não foi alcançado.

O hacker também divulgou que a senha da conta do NFL era "olsen3culvercam88" e que foi obtida depois que o Peggle Crew conseguiu entrar no e-mail de um dos funcionários do time de social media da organização e encontrou a informação lá.

Além do caso da NFL, nas semanas anteriores as cantoras Katy Perry e Lana Del Rey também tiveram suas contas comprometidas, além do CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, que foi hackeado após a revelação de que a senha utilizada por ele era ridiculamente fácil.

Fonte: Daily Dot

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.