Governo Temer notifica página do Facebook por postar memes sem autorização

Por Redação | 23 de Maio de 2017 às 15h36

Em meio a uma intensa crise política, parece que uma das preocupações do Governo Temer são os memes gerados com suas fotografias nos últimos dias. O problema, contudo, não seriam os memes, exatamente, mas sim o fato de as fotos usadas para criá-los serem divulgadas sem os devidos créditos. O Governo começou a notificar páginas do Facebook que compartilham memes usando imagens sem autorização.

Quem emitiu a tal notificação foi o Departamento de Produção e Divulgação de Imagem do Palácio do Planalto, não obrigando as páginas a excluírem os memes publicados, mas reforçando a necessidade de se informar os créditos daquela imagem, como aquelas que foram retiradas de canais oficiais do Governo, como o portal do Planalto, por exemplo.

De acordo com o órgão, as imagens oficiais têm uso liberado para fins jornalísticos e divulgação de ações governamentais, mas “para outras finalidades” é preciso pedir uma autorização prévia da Secretaria de Imprensa da Presidência da República. O aviso informa que “os interessados podem reproduzir as imagens desde que citados os créditos, conforme determina a Lei 9.610/98 dos Direitos Autorais”

Uma das páginas que já foi notificada oficialmente pelo Governo por estar disseminando memes do presidente Michel Temer sem autorização foi a Capinaremos. Sandro Sanfelice, gaúcho criador da página, disse que ficou apreensivo com o comunicado, mas que continuará produzindo e publicando paródias com fotos do atual presidente. Em sua página, Sanfelice já satirizou a situação, dizendo que não interromperá a produção de memes:

Fonte: Zero Hora