Google resgata acervo de comunidades do Orkut

Por Redação | 24 de Fevereiro de 2016 às 09h47
photo_camera Divulgação

O Orkut pode ter acabado, mas jamais desapareceu de nossos corações e continua vivo em nossa memória. E o Google sabe da grande paixão nostálgica que o brasileiro nutre por sua primeira rede social, tanto que acaba de liberar um acervo com aquilo que ela tinha de melhor: suas comunidades. A empresa disponibilizou uma lista com mais de 10 mil comunidades públicas de seu finado serviço para que os seus órfãos possam revisitá-las e relembrar um pouco como a vida era boa há mais de 10 anos.

O mais interessante desse resgate quase antropológico do Orkut é que não se trata apenas de um retorno dos grupos, mas também dos tópicos e das discussões que foram cultivadas por lá ao longo dos mais de 10 anos em que a plataforma ficou no ar. Assim, você pode relembrar algumas das discussões que movimentaram cada comunidade que você participava e até ver o quanto muita coisa mudou ao longo dessa década.

A navegação nessa lista é bem simples de ser feita, já que o Google organizou tudo por ordem alfabética. Assim, basta ir na letra que você deseja e navegar pelas várias comunidades até encontrar aquela que você procura. Mais do que isso, é possível encontrar outras que você pode nem lembrar que existiram, mas que certamente passaram pela sua vida em algum momento.

Orkut

Já para quem procura uma comunidade específica, a dica é usar o endereço com o nome do grupo na própria pesquisa do Google. Basta procurar pelo nome ou palavra-chave, seguida de “site:orkut.google.com”. Assim, as chances de você encontrar aquilo que deseja aumentam significativamente. Mas vamos combinar que a verdadeira graça dessa pesquisa histórica é navegar pelas comunidades e relembrar de várias delas.

Para quem o passado está aí para condenar, o Google oferece uma maneira de apagar todo seu registro do Orkut para evitar que as polêmicas e vergonhas do passado venham à tona. Dentro de sua página de suporte, a empresa traz um pequeno passo a passo para fazer essa limpa no seu histórico, evitando que seu nome possa ser encontrado.

Acesse a lista e boa viagem no tempo!

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.