Galaxia, a rede social que permite a criação de múltiplos perfis pelo usuário

Por Redação | 17 de Março de 2016 às 12h50

A presença de familiares, amigos e colegas de trabalho, todos conectados a uma mesma pessoa no Facebook, para muita gente, é um fator de inibição. Não é todo conteúdo que pode ser postado e, muitas vezes, as pessoas não falam tudo aquilo que desejam. Mudar isso, entretanto, é a ideia da Galaxia, uma rede social lançada nesta semana pela Mobli e voltada, justamente, para a criação de múltiplas “personas”.

A ideia, aqui, não é a configuração de “fakes”, mas sim, de perfis diferentes para ocasiões variadas. Ao acessar a rede pela primeira vez, o usuário cria sua conta principal e, a partir dela, pode criar diferentes usuários de acordo com a função desejada. Dá para criar, por exemplo, um espaço apenas para adicionar colegas de trabalho e outro para os familiares. Isso inclui também a participação em grupos de discussão e comunidades.

As informações das diferentes “personas” não são cruzadas, assim como as fotos. E para os outros usuários, é impossível encontrar as conexões entre os diferentes perfis de um mesmo usuário. Além de contas diferentes em si, também é possível criar usuários baseados em interesses específicos, que não precisam necessariamente terem “nomes reais” ou fotos. É possível, por exemplo, divulgar um site, uma coleção ou um hábito.

Galaxia

Para a Mobli, trata-se de uma maneira de permitir que os usuários se expressem de verdade, sem que estejam presos às amarras sociais. O criador, Moshe Hogeg, argumenta que ninguém tem uma personalidade única e consistente, mas sim, modifica seu comportamento de acordo com o contexto e situação social em que se encontram. Por isso, nada mais justo do que garantir que isso aconteça também na internet. Mas não é o que se vê, com sites como o Facebook, principalmente, se posicionando ativamente contra os "fakes", o que, para ele, pode ser uma medida de segurança interessante, mas que acaba interferindo também na liberdade de expressão de muita gente.

E na notícia que deve agradar muita gente – a Galaxia é totalmente monetizável. Isso vale tanto para perfis corporativos quanto pessoais, em uma alternativa que pretende atrair, principalmente, os criadores de conteúdo, que podem encontrar na rede social mais uma maneira de engajar com quem os acessa e ganhar alguns dólares com suas criações.

A Galaxia já está disponível para dispositivos com o sistema operacional iOS. De acordo com a Mobli, uma versão do aplicativo para Android também está sendo desenvolvida.

Fonte: Galaxia