Fundador do Reddit afirma que é impossível conter o ódio na rede social

Por Felipe Demartini | 10 de Julho de 2018 às 12h51
photo_camera Depositphotos/PromesaStudio

O CEO e cofundador do Reddit, Steve Huffman, está mais uma vez envolto em polêmica devido à sua postura em relação ao discurso de ódio na rede social. Em uma conversa privada com o usuário Zachary Swanson, ele afirma que conter esse tipo de comportamento é impossível e que mesmo manter regras mais rígidas sobre isso é um precedente complicado.

Ele cita as políticas da empresa relacionadas a discurso violento, com a proibição de ameaças a usuários, figuras públicas ou instituições, por exemplo. O usuário, entretanto, afirma que uma regra específica para o discurso de ódio, que é diferente desse tipo de atitude, uma vez que se trata não apenas de uma questão ideológica, mas também uma postura que pode ser encarada como uma espécie de endosso da rede social a pensamentos dessa categoria.

No papo, vazado pelo próprio usuário, Swanson vai além, afirmando que nenhuma empresa privada pode decidir o que as pessoas podem ou não falar, sendo difícil definir exatamente o que pode ser considerado como um discurso de ódio. Ele diz, ainda, que o Reddit não é a “polícia do pensamento”, uma referência às autoridades do romance 1984, de George Orwell, capazes de punir até mesmo mentalizações que iam contra a ordem vigente na ficção, que acabou transportada à realidade como sinônimo da imposição com relação a ideologias ou opiniões de diferentes categorias.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Conversa vazada traz nova postura polêmica do CEO do Reddit, Steve Huffman, sobre o discurso de ódio na plataforma (Imagem: Reprodução/Huffington Post)

“Mas o papel de uma companhia privada é decidir o que as pessoas podem ou não falar em sua própria plataforma", argumentou Swanson, recebendo a resposta relacionada à impossibilidade de manter esse tipo de moderação. A postura polêmica do CEO, que reafirmou declarações antigas relacionadas ao tema, foi o que levou o usuário a vazar a conversa em diferentes fóruns do Reddit.

A atitude, entretanto, teve represálias. Horas após o compartilhamento, o utilizador afirma ter sido suspenso por uma semana da rede social, sob alegações de que estaria promovendo assédio direcionado. Enquanto isso, o Reddit não se pronunciou sobre o assunto, assim como o próprio Huffman, que não comentou o vazamento das declarações.

A troca de mensagens é mais uma situação complicada em que o CEO do Reddit acaba envolvido por conta de sua postura quanto ao tema. Em abril, quando cobrado em relação a discursos racistas e xenofóbicos em um fórum de apoio ao presidente americano Donald Trump, Huffman afirmou que é importante separar “comportamento” e “crença”, com as publicações sendo uma amostra do segundo.

Ele afirmou, na ocasião, que mensagens racistas não eram nada bem-vindas no Reddit, mas que, ao mesmo tempo, acredita que o banimento de usuários e o desaparecimento de publicações do tipo não são o melhor caminho para abordar a questão. Em vez disso, ele afirmou acreditar no poder das palavras e de uma “discussão aberta” sobre o tema como forma de repúdio e comprovação contrária.

Para os usuários, a postura é de permissividade e endosso, principalmente quando discursos desse tipo cada vez mais encontram no Reddit um porto seguro para existir. A preocupação maior é a mesma exibida por Swanson em sua conversa direta com o CEO, a de que esse tipo de atitude faz com que a rede social seja vista com maus olhos pelo público e mídia, enquanto não existe nenhuma razão para não lutar contra esse tipo de comportamento.

Fonte: Huffington Post

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.