Fundador do Reddit afirma que é hora de colocar ordem na bagunça

Por Redação | 15 de Julho de 2015 às 11h39

A fogueira de polêmica com relação às recentes mudanças na administração do Reddit não para de queimar e, agora, o cofundador da plataforma, Yishan Wong, fez questão de comparecer à festa com um galão de gasolina. Em uma série de declarações que já estão causando a ira de usuários e moderadores, ele afirmou que os tempos em que os próprios usuários administravam a plataforma podem estar chegando ao fim e que a companhia deve, em breve, fixar uma série de regras de conduta para uso do serviço.

“Tentamos deixar que vocês governassem a si mesmos e vocês falharam”, afirmou ele em um post na própria rede social. “Então, agora, ‘o homem’ vai colocar algumas normas. Admito, não posso dizer que estou triste com isso”, continua, repercutindo principalmente a demissão da CEO Ellen Pao e revelando alguns dos segredos da empresa no processo.

Em suas declarações, Wong afirmou que ela não apenas era uma das últimas linhas de defesa que mantinham o Reddit funcionando como um local aberto e livre, mas também uma das grandes heroínas feministas do Vale do Silício. Como uma das maiores executivas da indústria de tecnologia, ela liderava um serviço com milhões de usuários e centenas de milhões de visualizações e era uma das maiores defensoras do poder da comunidade – a mesma que, recentemente, começou a atacá-la diretamente.

Em seu tempo na diretoria do Reddit, o ex-CEO afirmou que não hesitava em apagar conteúdos que considerasse impróprios. Conteúdos sexistas e homofóbicos eram seu principal alvo, além das comunidades que propagavam esse tipo de coisa. Com a chegada de Pao, porém, tudo mudou, e a moderação “oficial” acabou assumindo uma postura mais branda em prol da unidade dos usuários e de sua autorregulação.

Ele conta que o conselho de diretores da companhia estava fazendo pressão há meses para que conteúdos e fóruns que incentivassem o ódio, a discriminação e o preconceito fossem erradicados todos de uma vez, com a introdução de novas normas. Pao, apesar de concordar que conteúdo de ódio deveria ser expurgado da rede, sabia que o efeito dessa medida seria danoso do ponto de vista da comunidade e, por isso, vinha lutando para garantir que as mudanças ocorressem aos poucos.

Yishan Wong

Só que essa era uma batalha na qual ela estava sozinha. Voltando atrás em declarações antigas, Wong afirma que nunca criou o Reddit para que ele fosse um sinônimo de “discurso livre” – ou seja, um lugar onde as pessoas podem falar o que quiserem. Preconceito, violência, ódio e coisas do tipo nunca estiveram no rol de coisas que ele aprovava e, mais do que isso, sua ideia é que tais conteúdos deveriam ser deletados imediatamente, com seus usuários bloqueados permanentemente da rede.

Mais do que isso, o ex-CEO chama a atenção para a ironia de Pao estar nessa situação quando ela própria é uma das principais defensoras da diversidade e do fim do preconceito no Vale do Silício. Para Wong, essa é uma demonstração de que ela tinha os interesses da comunidade em primeiro lugar, mesmo que ninguém percebesse isso. Agora que ela está fora da gerência, a expectativa é que as coisas mudem e a “liberdade de expressão” tão alardeada e pedida em alto som pelos usuários pode estar prestes a chegar ao fim.

Gerência versus usuários

Os problemas de Pao se iniciaram no começo do ano, quando ela se tornou alvo de críticas da comunidade no que muitos afirmam ser um afastamento entre a gerência da rede social e a comunidade que a fez ser o que é. Faz parte da onda de negativismo, por exemplo, a recente e inesperada demissão da gerente de comunidades Victoria Taylor, uma decisão considerada como unilateral por muitos dos moderadores da plataforma.

Taylor era uma das principais responsáveis pelo Ask Me Anything, uma das comunidades mais ativas e acessadas do Reddit. Em sessões moderadas, personalidades respondiam diretamente às perguntas dos fãs durante um determinado período de tempo, de forma mais informal e direta. Participaram das sessões de AMA, como são chamadas, gente como o presidente norte-americano Barack Obama e o fundador da Microsoft, Bill Gates, apenas para citar alguns exemplos.

Uma sessão de perguntas e respostas teve que ser cancelada de última hora como reflexo da demissão de Taylor, com o convidado não revelado ficando sabendo disso apenas ao chegar aos escritórios do Reddit. Como resultado, o fórum Ask Me Anything acabou sendo fechado por algumas horas até que a situação se normalizasse, algo que apenas expôs o que foi chamado de “caos interno” aos usuários e levou ao fechamento, em solidariedade, de outros espaços conceituados da rede social.

Em maio, uma mudança nas políticas de moderação de conteúdo também colocou Pao na mira dos usuários. As novas normas relacionadas a abuso, bullying e conteúdo imoral foram consideradas amplas demais, o que levantou preocupações quanto à censura e uma moderação demasiada de conteúdo pela própria rede social, algo que foi visto como arbitrário pelos moderadores voluntários do sistema.

Com a saída de Pao, o cofundador do Reddit, Steve Huffman, assume o cargo de CEO. Ele ainda não falou nada sobre políticas de moderação ou uma possível aproximação com a comunidade, mas já há comentários de que o foco agora é criar uma comunidade mais sadia. Além disso, o executivo deseja incrementar as ferramentas mobile da rede social de forma a incentivar sua utilização em tablets e smartphones.

Fonte: Yishan Wong (Reddit)

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.