Publicidade

Fotos incríveis mostram como é um datacenter do Facebook por dentro

Por| 29 de Setembro de 2016 às 12h48

Link copiado!

Fotos incríveis mostram como é um datacenter do Facebook por dentro
Fotos incríveis mostram como é um datacenter do Facebook por dentro
Tudo sobre Facebook

Você já pensou como deve ser ter de cuidar de todos os servidores que fazem o Facebook funcionar? Para muitos, isso é algo difícil de imaginar, já que estamos falando de um site que conta com registros de bilhões de pessoas de todo o mundo. Para matar um pouco da nossa curiosidade, Mark Zuckerberg contou nesta quarta-feira (28) que começará a compartilhar fotos mostrando como são e como funcionam os datacenters da empresa ao redor do mundo.

Na primeira publicação de uma série programada para os próximos meses, o criador da rede social mais popular do mundo mostrou várias fotos da infraestrutura construída na cidade de Luleá, na Suécia. Segundo o executivo, ninguém pensa na pequena cidade nórdica localizada a algumas centenas de quilômetros do sul do Círculo Ártico quando curte ou compartilha um post no site, mas ela tem um papel fundamental nisso tudo.

Over the next few months, I'm going to start posting some rare photos of the most advanced technology Facebook is...

Posted by Mark Zuckerberg on Wednesday, September 28, 2016

Luleá é estratégica por oferecer uma série de recursos naturais para aumentar a eficiência energética do datacenter. "Aqui, a temperatura é de -50ºC na maior parte do ano, então estamos usando ventoinhas gigantescas para jogar o ar frio de fora para dentro e refrigerar de maneira natural nossos milhares de servidores", explicou.

Continua após a publicidade

De acordo com Zuckerberg, o datacenter, que tem o tamanho de seis campos de futebol juntos, é "10% mais eficiente e usa praticamente 40% menos energia que um datacenter tradicional".

Além do Facebook, a Microsoft também está testando datacenters mais eficientes do ponto de vista energético. No caso de Redmond, os servidores estão submersos e utilizam água do mar como mecanismo de refrigeração.

Fonte: Mark Zuckerberg (Facebook)