Fotos estilo retrato já fazem sucesso no Instagram

Por Redação | 28 de Setembro de 2015 às 16h00

Desde que foi lançado em outubro de 2010, o Instagram tornou-se sinônimo de fotos quadradas com filtros. O formato voltava a se tornar popular e ganhou os corações de fotógrafos amadores ou profissionais ao redor do mundo.

Contudo, de forma até certo ponto surpreendente, recentemente o Instagram passou a suportar outros formatos de foto, como retrato (foto na vertical) e paisagem (foto na horizontal). O receio que tomou conta dos puristas no início da alteração parece ter passado, ao menos em boa parte dos usuários da rede.

Atualmente, quando você desliza pela timeline da rede social, o que se vê é um bom número de fotos aproveitando muito bem o novo recurso. A grande sacada é que, diferente de alguns anos atrás, atualmente, as telas grandes são bem mais comuns no mundo dos smartphones.

Assim, uma foto em posição de retrato acaba tendo espaço de sobra para desfilar na tela do seu gadget. Algo muito mais interessante do ponto de vista estético e fotográfico do que um simples quadrado, que “desperdiçava” os espaços do display.

Retrato é o novo quadrado

Em artigo intitulado “Retrato é o novo quadrado no Instagram”, o editor do The Verge Jacob Kastrenakes destaca o quanto as novas opções da rede social têm caído nas graças dos usuários. Ele destaca que, apesar dos quadrados do Instagram, tirar fotos estilo retrato (ou seja, com o celular em pé) tem sido um padrão adotado por donos de smartphone ao longo dos anos.

Olhando por esse ângulo, dá para dizer que o Instagram apenas se adequou a uma prática já bastante difundida entre os seus usuários. A ação é bastante coerente, afinal fidelidade a produtos e serviços normalmente não é a tônica no mundo digital, o que significa que esses mesmos produtos e serviços também precisam estar com os olhos atentos às práticas de seus usuários.

“Eu fui um crítico [das fotos estilo retrato] como qualquer um. Mas vê-las preencher o meu feed ao longo das últimas semanas me fez mudar de ideia”, conta Kastrenakes. “Eu não vou começar a fotografar tudo assim, mas retrato é, definitivamente, o melhor formato para o Instagram”, prossegue.

Agregando funções de sucesso

Aqui, pode-se destacar a inclusão de uma ferramenta nativa para a postagem de colagens de foto no Instagram. Se pensarmos bem, até demorou para que a rede social tornasse isso possível, especialmente porque é mais do que comum encontrar aplicativos que fazem isso e desfrutam de enorme prestígio nas lojas de apps.

Então, podemos dizer o mesmo dos aplicativos que “enquadravam” fotos na vertical ou na horizontal, para que você pudesse postá-las no Instagram sem perder nada. O tamanho reduzido não era de fato um prejuízo e este tipo de serviço também costuma fazer enorme sucesso entre os usuários da rede. Em suma, o Instagram tornou nativos alguns recursos bastante utilizados por seus usuários e, até então, oferecidos somente por terceiros.

Maior é melhor

Aos poucos, a indústria de smartphones foi adotando as telas grandes quase como um padrão. O iPhone, por exemplo, foi das 3,5 polegadas do aparelho original, lançado em 2007, para 4,7 polegadas dos iPhone 6 e 6s (sem contar as versões Plus, com tela de 5,5 polegadas).

Outros smartphones tops de linha, como Galaxy S6, Xperia Z5, Moto X e Google Nexus também têm a tela grande como padrão, sempre com pelo menos 4,7 polegadas. Ou seja, aos poucos, os fabricantes perceberam que os consumidores queriam mesmo mais espaço para aproveitar os conteúdos cada vez mais variados disponíveis para seus gadgets.

A partir disso, por que se limitar a formatos “reduzidos” de fotos em nossas redes sociais? O Facebook e o Twitter, por exemplo, já suportam fotos em vários formatos desde sempre, basicamente. O Instagram (que, lembremos, pertence ao Facebook) apenas igualou o jogo, mas sem abrir mão das características que o consagraram.

Em seu artigo, Kastrenakes cita o caso da fotógrafa Kirsten Alana, que usa o Instagram quase desde que o aplicativo foi lançado. Ela relata que suas fotos estilo retrato têm feito mais sucesso do que as em forma de quadrado. “Eu já reparei que, quando posto fotos estilo retrato, elas se saem melhor do que as minhas imagens quadradas, ou, pelo menos têm desempenho igual. E elas definitivamente fazem mais sucesso do que as minhas fotos estilo paisagem”.

Retrato > paisagem

Apesar de não revelar informações de forma precisa, o Instagram confirma que o desempenho das fotos estilo retrato é melhor do que as fotos estilo paisagem. Isso é mais um argumento para construir a tese de que o que as pessoas querem mesmo é aproveitar o espaço de suas telas da melhor forma possível.

Pessoalmente falando, as 5,2 polegadas do meu smartphone se dão muito bem com fotos posicionadas na vertical. Esse passo adiante do Instagram oferece uma nova forma de aproveitar o aplicativo, com novos ângulos, muito mais conteúdo e tudo muito mais antenado às possibilidades fornecidas pelos gadgets.

E os puristas não têm do que reclamar: postar fotos quadradas no Instagram ainda é possível — e esse é inclusive o padrão adotado pela câmera do aplicativo e também quando você seleciona uma nova imagem para ser postada.

E você, o que achou da mudança? Você tem postado mais fotos em estilo retrato ou paisagem ou ainda permanece fiel ao quadrado? Não deixe de registrar a sua opinião aqui embaixo, na caixa de comentários.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!